Gostaria de apresentar um novo projeto que está a ser implementado na Escola Básica José Saraiva. Acho que este tipo de iniciativas nas escolas deverão ser valorizadas e divulgadas à comunidade.
Este ano letivo, estou a implementar na Escola Básica José Saraiva um projeto de mindfulness, com formação para o desenvolvimento do mesmo. A atual sociedade está a criar crianças dependentes da tecnologia e das sensações imediatas. O “não fazer nada”, o estar concentrado, tornou-se um desafio.
Assim, há uma necessidade de introduzir novas ferramentas no espaço educativo. Praticar técnicas de concentração, gestão das emoções e meditação deverá ser uma aprendizagem gradual para que a capacidade de concentração e relaxamento seja eficaz.
O autoconhecimento também é muito importante para a gestão das emoções e desenvolvimento da autoestima e da autoconfiança. Um dos objetivos é o foco no positivo e em formas mais felizes de estar e relacionar-se com os outros, uma comunicação mais assertiva e menos defensiva ou automática.
Paula Cardoso
Leiria