Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Peniche Exclusivo

Ferrel ganhou contra o nuclear mas luta pela sobrevivência da memória

Dentro de poucos meses cumprem-se 50 anos sobre a luta do povo de Ferrel, que mobilizou o país contra a construção no país da primeira central de energia nuclear. Para que a história não caia no esquecimento, várias entidades de Peniche vão assinalar o feito para memória futura.

Momentos de grande tensão vividos pela população de Ferrel que acorreu em peso ao local onde estava prevista a construção da primeira central de energia atómica em Portugal Foto: Gazeta das Caldas FOTO: Gazeta das Caldas

A 15 de março de 1976 teve lugar uma manifestação espontânea do povo de Ferrel, dinamizada pela então comissão de moradores da aldeia, contra a construção daquela que seria a primeira central nuclear em Portugal. À beira de se comemorar meio século sobre a primeira grande manifestação ambiental no país, no pós 25 de Abril, a luta agora é para que a população do concelho de Peniche não se esqueça deste movimento gerado entre as suas gentes, que impediu o que seria uma mudança brutal das suas vidas e dos seus territórios.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados