Assinar
Ourém

Câmara de Ourém investiu 1,5 ME neste mandato na requalificação de escolas

O ministro da Educação esteve ontem em Caxarias, no concelho de Ourém, para a inauguração do Centro Escolar de Carvoeira.

O presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, afirmou ontem, segunda-feira, que neste mandato o município investiu 1,5 milhões de euros em requalificações no parque escolar do concelho.

“Quando assumimos funções, há cerca de três anos e meio, deparámo-nos com um parque escolar muito degradado e neste tempo já investimos cerca de 1,5 milhões de euros em diversas requalificações das escolas e centros escolares do concelho”, afirmou Luís Albuquerque, assinalando que “no final do mandato todas as escolas e centros escolares irão ter uma intervenção”.

O autarca social-democrata discursava após a inauguração do Centro Escolar de Carvoeira, em Caxarias, numa cerimónia onde esteve presente o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

Luís Albuquerque adiantou que o município do distrito de Santarém tem dedicado muito dos recursos à educação e, afirmando-se adepto da descentralização, elogiou o Governo, liderado pelo socialista António Costa, na transferência de competências desta área para os municípios.

“Quero agradecer ao Governo o facto de confiar estas novas competências aos municípios, porque me parece que faz todo o sentido que assim seja”, declarou o presidente da câmara, referindo que as autarquias estão “muito mais perto das populações, muito mais perto dos agrupamentos [de escolas] e com muito maior possibilidade” de resolver os problemas colocados no dia a dia.

Depois de enumerar um conjunto de investimentos previstos em infraestruturas escolares, assim como investimentos nas diversas componentes sob a alçada da câmara, como a alimentação dos alunos, o número de assistentes operacionais e as atividades de enriquecimento escolar, Luís Albuquerque, dirigindo-se ao ministro, assegurou que o município está muito atento ao setor.

“Aqui nós valorizamos, efetivamente, a educação”, garantiu ainda, assinalando que o “retrato da educação” em Ourém “deve servir de exemplo, quiçá, para outros concelhos”.

O novo centro escolar de Carvoeira é um investimento de dois milhões de euros, entre construção e equipamento, adiantou Luís Albuquerque.

Numa nota de imprensa divulgada em março, o município anunciou que a empreitada, orçada em 1,5 milhões de euros, teve um financiamento comunitário de cerca um milhão de euros.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados