Assinar
Cultura

Candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura sabe se é finalista na sexta-feira

As 12 cidades que querem ser Capital Europeia da Cultura em 2027 defendem esta semana os seus projetos no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

A lista final de cidades portuguesas que seguem em frente no processo de escolha da Capital Europeia da Cultura (CEC) 2027 é anunciada na sexta-feira, dia 11 de março. As 12 cidades que querem ser CEC vão defender as suas candidaturas em audiências de pré-seleção à porta fechada, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, perante um painel de 12 jurados nos dias 8, 9 e 10 de março.

Leiria apresenta o livro de candidatura, que tem como lema “Curar o comum”, no dia 9 de março. As audiências acontecem por ordem alfabética do nome das cidades, perante um painel de 12 jurados internacional: Suvi Innilä, Else Christensen-Redzepovic e Jorge Cerveira Pinto (nomeados pelo Parlamento Europeu), Marilyn Gaughan Reddan, Goda Giedraityte e Rossella Tarantino (nomeados pelo Conselho Europeu), Jelle Burggraaff, Beatriz Garcia e Hrvoje Laurenta (nomeados pela Comissão Europeia), Anne Karjalainen (nomeada pelo Comité das Regiões), João Seixas e Suzana Faro (nomeados pelo Ministério da Cultura português).

Segundo o site oficial da Capital Europeia da Cultura Portugal 2027, cada candidatura pode fazer-se representar por uma delegação até dez pessoas e terá de fazer uma apresentação oral, descrevendo a candidatura em traços gerais, com um limite temporal de 45 minutos. Depois haverá uma sessão de perguntas/respostas entre o júri e cada cidade candidata, também, no máximo, durante 45 minutos.

No dia 11, também no Centro Cultural de Belém, é anunciada a deliberação do júri sobre que cidades passam à fase final, um grupo que deve incluir até quatro escolhidas.

São candidatas 12 cidades: Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Oeiras, Ponta Delgada, Viana do Castelo e Vila Real.

Entretanto, um dos projetos que envolve o município de Leiria e a Rede Cultura 2027 (que promove a candidatura de Leiria), tem júri definido. Pelo segundo ano, o programa de apoio Rede Cultura 2027 vai disponibilizar um total de 100 mil euros a repartir por quatro projetos originais e intermunicipais.

A Câmara de Leiria indicou já os elementos que vão analisar as candidaturas: Samuel Rego (diretor da Escola Superior de Dança) presidirá ao júri, que integra Elisabete Paiva (Materiais Diversos), Américo Peças (Chapitô), Catarina Carvalho (chefe da Divisão da Cultura de Leiria) e José Pires (diretor do Teatro José Lúcio da Silva).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados