Assinar


Leiria Exclusivo

João Bonifácio Serra afasta-se da Rede Cultura

Frustrada a ambição de Leiria ser Capital Europeia da Cultura em 2027, o líder do Conselho Estratégico defende que foram tomadas “as melhores soluções” mas entende que o trabalho está terminado.

João Bonifácio Serra liderou o Grupo de Missão e o Conselho Estratégico da Rede Cultura 2027

O presidente do Conselho Estratégico (CE) da Rede Cultura resignou ao cargo duas semanas após o anúncio que excluiu Leiria da corrida a Capital Europeia da Cultura (CEC) em 2027. Em carta a que o REGIÃO DE LEIRIA teve acesso, João Bonifácio Serra admite o “sentimento de frustração” por não ter sido possível “convencer o júri da pertinência do projeto de Leiria”, pelo “nexo íntimo ao momento esquinado que a Europa e a ideia de Europa enfrentam”.

Após seis anos à frente do Grupo de Missão e, depois, do CE, que coordenou a orientação da candidatura, na carta endereçada aos membros do CE, Bonifácio Serra recorda que todos “ofereceram de bom grado e integralmente pro bono as suas capacidades e tempo de dedicação” e considera que foram adotadas “as melhores soluções”, até “porventura as mais inovadoras, talvez as portadoras de mais futuro”. “(…) não creio que a estratégia definida pudesse ter sido muito diferente”, reforça, porque o projeto encontrado “era o que nos parecia certo e pertinente”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados