Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Cultura

Propostas para celebrar o Dia e Noite dos Museus

Há muitas atividades nos museus e monumentos da região este fim de semana, no âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Museus e da Noite Europeia dos Museus.

Pedro Cura ensina arqueologia experimental no Museu de Leiria FOTO: Museu de Leiria

Algumas sugestões para celebrar na região do Dia Internacional dos Museus, a que se junta a Noite Europeia dos Museus. Este ano, o Dia Internacional dos Museus tem como tema escolhido pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus) o tema “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação”, que destaca o papel dos museus na adaptação e reinvenção perante os desafios contemporâneos.

16 de maio, sexta-feira
“Vós não sois máquinas!”, oficina lúdico-pedagógica no Castelo de Leiria (11h e 15h, inscrições: castelo@cm-leiria.pt e 244 839 670). Percurso Camoniano por Alcobaça, com Ciprião Simão (15h30, inscrições: servico.educativo@cm-alcobaca.pt e 262 580 857)

17 de maio, sábado
“O último dos homens”, filme de 1924 de F.W. Murnau, é apresentado em versão cine-concerto no m|i|mo (21h), em Leiria, por Bruno Gallini, Ricardo Soares e Kevin Pires. No Museu de Leiria há oficinas de arqueologia experimental (10h e 14h30), para famílias com crianças maiores de 6 anos (inscrição: 244 839 677 e museudeleiria@cm-leiria.pt). No Moinho do Papel fala-se sobre “As geografias do pão, uma viagem pelo pão português” (16h). E no Centro de Diálogo Intercultural – Igreja da Misericórdia, há dois concertos de música experimental com Druuna Jaguar (18h) e Moura (19h). Por Alcobaça, há visitas guiadas sonoras ao Museu das Máquinas Falantes (22h-24h, inscrição: museus@cm-alcobaca.pt e 924 032 615) e visita guiada ao Museu da Cerâmica de Alcobaça – Coleção Maria do Céu e Luís Pereira de Sampaio (15h30). Ainda por Alcobaça, no Mosteiro há visita guiada noturna “O quotidiano dos monges” (21h). Na Marinha Grande, João Pancada Correia apresenta um especial “Viagens na arte” no Museu Joaquim Correia, sobre o ensino das artes na Bauhaus e Black Mountain School (10h, inscrição: museu.jcorreia@cm-grande.pt). E no Museu do Vidro, Marinela Fazendeiro orienta uma oficina de construção criativa de gatos e flores para crianças a partir dos 7 anos (inscrição: museu.vidro@cm-mgrande.pt) e há visitas às oficinas, para ver o vidro ser trabalhado ao vivo (10h-12h30 e 14h-17h). A produção de vidro artesanal está também em destaque no Estúdio de Vidro – PoeirasGlass (14h-17h).

18 de maio, domingo
No Museu do Vinho de Alcobaça há visitas guiadas a “(des)Velamentos de Pedro e Inês”, com lançamento do catálogo da exposição (15h). No Museu do Vidro da Marinha Grande há visitas às oficinas, para ver o vidro ser trabalhado ao vivo (10h-12h30 e 14h-17h). A produção de vidro artesanal está também em destaque no Estúdio de Vidro – PoeirasGlass (14h-17h).

Mais propostas em https://dim.museusemonumentospt.pt


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.