As Legislativas 2025 confirmaram o alinhamento de Leiria com a tendência nacional: a consolidação da AD no distrito, a subida considerável do Chega e a queda aparatosa do PS e restante esquerda.
A coligação PSD/CDS confirmou o que tinha conseguido em 2024: a recuperação do domínio no distrito de Leiria. A AD obteve 98.243 votos, quase mais dois mil que nas legislativas anteriores, subindo para 37% (tinha tido 35,2%).
Mais expressivo foi o crescimento do Chega, que ganhou 7.400 votos relativamente a 2024. Os 61.162 eleitores representam 23% dos votos expressos.

O Chega ultrapassou o PS e foi segundo no distrito. Os socialistas perderam 11.214 votos e baixaram de 61.535 para 50.321 votantes. Desde 2022, o PS perdeu 34 mil votos em Leiria.
Como consequência, a coligação AD repetiu os cinco deputados eleitos em 2024, enquanto o Chega subiu para três o número de mandatos na Assembleia da República, retirando um ao PS, que se limita a dois deputados na nova legislatura.
Por concelhos, a AD foi a mais votada em 12 municípios do distrito de Leiria (mais Ourém, no distrito de Santarém), mas a novidade mais significativa é mesmo o crescimento do Chega, que pela primeira vez conseguiu ser o partido mais votado em três concelhos: Marinha Grande, Nazaré e Peniche. O PS só recebeu a preferência do maior número de eleitores em Castanheira de Pera.

A par disso, o partido de extrema-direita foi o segundo mais votado em Alvaiázere, Pombal, Leiria, Batalha, Porto de Mós, Alcobaça, Caldas da Rainha, Óbidos e Bombarral (e também Ourém, no distrito de Santarém).
O quarto lugar no distrito foi para a Iniciativa Liberal, que manteve a posição, melhorando ligeiramente a votação, enquanto o Livre confirmou-se como o único partido de esquerda a subir, crescendo mais de dois mil votos, que fazem do partido o quinto mais votado em Leiria.
O ADN atraiu mais 1.200 votos que em 2024 e foi sexto, seguindo-se a CDU, com 1.200 a menos, e o BE, que perdeu a preferência de mais de seis mil eleitores. O PAN também recuou 1.400 votos.

No concelho de Leiria replicou-se a vitória da AD, seguido do Chega, que também aqui ultrapassou o PS. A AD foi a mais votada em todas as freguesias e os socialistas só evitaram ser terceiros na União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes.

