Runners4All é um projeto europeu que quer incentivar os estudantes a serem mais ativos e a estarem atentos à sua saúde física e mental, através de um programa regular de corrida, e conta agora com a participação do Politécnico de Leiria.
De acordo com a instituição, o projeto, promovido pela associação Timing Ljubljana, em colaboração com a Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA) e com a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) em Portugal, pretende ainda facilitar a preparação dos estudantes que queiram participar na 1.ª Corrida Europeia Universitária – European Students Run, que acontece a 19 de outubro, na Eslovénia, integrada na integrada na 29.ª Maratona NLB de Ljubljana.
Um dos pontos “especiais” do projeto é a formação de estudantes como mentores, função que no Politécnico de Leiria será assumida pelo estudante-atleta Tomás Estevães, da licenciatura em Desporto e Bem-Estar. Este ano, o jovem leiriense venceu pela terceira vez o Leiria Run, conquista que se soma ao seu percurso em trail.
“Entre as funções do estudante-mentor destacam-se a organização de um workshop introdutório para estudantes que pretendam preparar-se para um evento de corrida ou praticar corrida regularmente, o incentivo aos estudantes para se juntarem às ações de formação e para frequentarem regularmente sessões de treino de corrida, e o apoio aos estudantes que pretendam participar na 1.ª Corrida Europeia Universitária”, explica a instituição, em comunicado.
Além disso, e no âmbito de um protocolo estabelecido com o Núcleo de Espeleologia de Leiria, Tomás Estevães deverá motivar a comunidade académica a participar nas Brisas do Lis Night Run, encontros de corrida e caminhada que acontecem todas as quartas-feiras, à noite, em Leiria.
Ao aceitar este desafio, o estudante poderá participar gratuitamente em workshops e sessões de formação, tendo em vista “o desenvolvimento de competências pessoais e técnicas no domínio da organização de atividades desportivas”, de aceder a recomendações na organização de um evento de corrida e preparação dos participantes, de contactar com colegas de outros países, e de se inscrever gratuitamente na Corrida Europeia Universitária e na NLB Ljubljana Marathon 2025. A organização da prova suporta o custo de participação.