“Património arquitectónico. Janelas para o passado. Portas para o futuro” é o tema desta edição das Jornadas Europeias do Património, que procuram fomentar a reflexão sobre a diversidade da paisagem arquitetónica que molda a identidade cultural da Europa, realçando a importância de preservar e valorizar o património arquitetónico em todas as suas formas.
Na Europa, em Portugal e também na região há muitas propostas para a população se envolver nesta celebração do património, com atividades múltiplas, que incluem visitas, oficinas, concertos, conversas e outras sugestões. Destacamos dez entre as muitas que acontecem nos próximos dias no distrito de Leiria:
A história do Castelo de Leiria
No sábado, dia 20 (10h), o Castelo de Leiria abre portas para o roteiro “Cinco milénios de história”. A visita é orientada por Isabel Brás (Município de Leiria) e António Ginja (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Inscrições pelo e-mail castelo@cm-leiria.pt ou 244 839 670.
Inventar livros no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria
Partindo do valor simbólico do Livro neste espaço cultural, pelo seu valor simbólico enquanto intermediário no diálogo entre distintos povos e crenças, será proposta a construção de um livro com utensílios do nosso dia-a-dia e a impressão de letras, palavras e ilustrações que, juntas, originaram uma edição em forma de rolo. No Centro de Diálogo Intercultural de Leiria – Igreja da Misericórdias, para famílias, no domingo, dia 21 (10h30-12h30), com inscrição prévia (cdil@cm-leiria.pt ou 244 839 677).
Visita à Casa Verde Oliveira
No sábado, dia 20 (15h-19h) há visita guiada, pela proprietária, à Casa Histórica Verde de Oliveira, em Leiria, com descrição das alterações que foram realizadas e que modificaram a arquitetura da casa, desde do século XVIII ano da sua construção, até ao presente. Informações: 910 054 926 ou a.verdeoliveira@gmail.com.
Entrar na obra das Capelas Imperfeitas do Mosteiro da Batalha
Esta quinta-feira, 18 de setembro (15 horas), o Mosteiro da Batalha convida os visitantes a entrarem no estaleiro das obras de intervenção nas Capelas Imperfeitas, atualmente em curso. O ponto de encontro é o Largo Infante Dom Henrique. Inscrição necessária neste link.
Oficina de escrita criativa no Museu Joaquim Correia
André Pereira vai à Marinha Grande ensinar escrita criativa a adultos fluentes em português. Porque a escrita “é a herança mais importante da Humanidade”, salienta o município da Marinha Grande. A ação decorre no sábado, dia 20 (10h-12h) no Museu Joaquim Correia e a inscrição, gratuita, tem de ser feita pelo e-mail museu.jcorreia@cm-mgrande.pt.
À descoberta do Mosteiro de Coz
No sábado, dia 20 (das 14 às 18 horas), abrem-se as portas do Mosteiro de Santa Maria de Coz, a 10 quilómetros de Alcobaça. Ali ganhou forma uma comunidade de religiosas cisterciense a partir do século XIII, assumindo-se como um dos mais ricos mosteiros femininos da Ordem em Portugal no século XVI. No sábado, dá-se a conhecer o esplendor artístico barroco, nomeadamente na igreja, onde se destaca a grade de clausura em talha dourada, o portal manuelino, o cadeiral ou uma pintura de Josefa de Óbidos.
Passear pela Redinha
No concelho de Pombal, uma das propostas é conhecer o património natural da freguesia da Redinha, localizada no Sicó. O passeio agendado para domingo, dia 21 (8h30-11h30), passará pela exsurgência dos Olhos de Água, onde nasce o rio Anços. As inscrições, são gratuitas podem ser feitas pelo site https://sicoxperience.pt/eventos ou e-mail turismo@cm-pombal.pt.
A luz noturna das Caldas da Rainha
Este sábado, dia 20 (a partir das 21 horas) o arquiteto e designer de iluminação Alexandre Neto conduz os participantes num circuito noturno que vai dar a conhecer a forma como a luz valoriza a arquitetura e transforma a perceção do património urbano das Caldas da Rainha. O percurso inclui o Parque D. Carlos I, a Junta de Freguesia, a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo e o Chafariz das Cinco Bicas, explorando o processo criativo da iluminação. O ponto de encontro é o Espaço Turismo das Caldas da Rainha, no topo da Praça da Fruta. Inscrição por este link.
Conhecer o Aqueduto de Óbidos
O Aqueduto de Óbidos é uma das mais notáveis obras de engenharia hidráulica da região e um dos tesouros do património de Óbidos. Este domingo, dia 21 (com início às 9h30) “Rota do Aqueduto” convida a descobrir a sua importância, enquadramento histórico, impacto na paisagem, curiosidades da construção, através de conhecimento partilhado pelos técnicos do município. Inscrição obrigatória pelo e-mail geral@geoparqueoeste.com.
Para uma Arquitetura das Memórias da Resistência
O Museu Nacional Resistência e Liberdade organiza um encontro com jovens investigadores que estudaram ou ainda estão a estudar temas relacionados com a Resistência ao regime fascista em Portugal – e que estão relacionados com a matriz identitária do museu. O conjunto das dez investigações académicas é apresentado como uma arquitetura da memória da resistência portuguesa, peças para um edifício da imaterialidade, expressa nas memórias dos antigos e das antigas resistentes e presos políticos. A sessão decorre no sábado, dia 20, a partir das 10 horas.
Informação sobre outros eventos na região disponível em https://eventos.patrimoniocultural.gov.pt/jep/2025#