Alertar a população, em particular as mulheres, para a importância da prevenção do cancro da mama, rastreio, diagnóstico e tratamento precoces é um dos objetivos da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) no mês dedicado a esta causa, e a que se associam vários grupos de voluntários e autarquias.
Ao incluir os dias mundiais do Cancro da Mama Metastásico (dia 13), da Saúde da Mama (dia 15) e da Prevenção do Cancro da Mama (dia 30), outubro passou a ser mais “rosa” e a concentrar diversas ações de sensibilização, destacando-se as caminhadas solidárias como atividades privilegiadas para sensibilizar pessoas de todas as idades para a adoção de hábitos de vida saudáveis.
Este sábado, dia 4, decorrem caminhadas em Ourém, a partir das 9 horas, com concentração na praça D. Maria II (junto à Câmara), enquanto em Castanheira de Pera, a população tem encontro marcado pelas 9h3 na praça do Visconde. As inscrições podem ser efetuadas no local de cada evento ou junto dos Grupos de Voluntariado Comunitário (GVC) da LPCC de Ourém e Castanheira de Pera, respetivamente.
4
“Vamos falar de cancro da mama” é o tema da tertúlia a decorrer este sábado, dia 4, às 15h30, na Biblioteca da Nazaré, com Natália Amaral, secretária-geral do núcleo do Centro da LPCC, Eliana Gonçalves, psicóloga, e Anabela Martins, médica
No domingo, dia 5, o movimento “Caminhar e Conviver”, da freguesia de Amor, associa-se ao GVC de Leiria para dinamizar uma caminhada, com cerca de 6 km, com início às 9 horas, junto ao clube, dos “Unidos”, em Casal dos Claros e Coucinheira. Já o grupo de voluntários de Alcobaça propõe um passeio de 8 km, a partir das 9h30, no largo da Junta de Freguesia de Vimeiro. Inscrições no local.
No dia 11, sábado, Leiria acolhe, em simultâneo com outras cidades da região Centro, a 15ª edição da caminhada “Pequenos Passos, Grandes Gestos”, pelas 15 horas, no jardim Luís de Camões. Mais informações podem ser obtidas através do número 918 535 441.
As verbas angariadas com as inscrições revertem integralmente a favor da Liga, que dinamiza diversos projetos de apoio aos doentes e famílias, formação e investigação.