O tubista José Guilherme Neves, natural de Leiria e há vários anos a estudar nos Países Baixos, toca esta terça-feira, 28 de outubro, em França, no âmbito do projeto Leiria@Paris.
A iniciativa do município e da Cidade Criativa da Música visa a internacionalização de músicos da cidade, levando vários talentos a atuar na capital francesa, na Casa de Portugal “André de Gouveia”, na Cidade Internacional Universitária de Paris.
Depois de Inês Condeço e de Estela Alexandre em meses anteriores, hoje é a vez de José Guilherme mostrar o seu talento ao público parisiense.
Nascido em 2004, José Guilherme teve o primeiro contacto com a música no projeto “Música para Bebés”, tendo prosseguido estudos na área da música, especializando-se no eufónio e na tuba. Por cá, concluiu o Curso Secundário de Música no Orfeão de Leiria, em 2022, aprofundando, depois, estudos no Conservatório de Amsterdão.
Ao longo do percurso artístico, José Guilherme integrou diversas bandas e orquestras de prestígio, incluindo Filarmónica SAMP, Banda Sinfónica de Alcobaça e Banda Sinfónica da Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria. Recentemente foi selecionado para integrar o projeto da Orquestra Jovem da União Europeia.
No âmbito do projeto Leiria@Paris, na Casa de Portugal “André de Gouveia”, dirigida pelo também leiriense – e pianista – João Costa Ferreira, os músicos convidados apresentam um programa e conversam com o público francês.
Integrado na programação da Rede das Cidades Criativas Unesco do Centro de Portugal, apoiado pelo Centro 2030, esta primeira edição termina a 18 de novembro com a atuação do guitarrista Pedro Santos.