Assinar
Sociedade

As maiores portas do país recebem visitas e inspiram a Burinhosa

Têm 8,30 metros de altura, 15 metros de largura e destacam-se no terreno de 3.000 metros quadrados que recebe o Parque Temático “Gente da minha terra”.

14795209557_63457d4ec3_z
Coutinho Duarte: “Burinhosa tem as portas mais altas de Portugal”

As Portas da Burinhosa são “as mais altas de Portugal”, frisa Joaquim Coutinho Duarte, empresário natural da aquela aldeia do concelho de Alcobaça, que patrocina o investimento cujo valor ronda os 300 mil euros.

“O que vai custar não é relevante. O que é importante é o que esta obra vai significar para a Burinhosa e para a região”, diz, lembrando a intenção da obra: dar visibilidade à terra “que passou da abundância para a carência absoluta”, após a crise que fechou quase todas as empresas.

“Começámos [na Burinhosa] a pensar no que fazer para que as pessoas não abandonassem a terra”. Assim surgiu a ideia das Portas, com que Coutinho Duarte conta atrair visitantes e ajudar “os jovens da Burinhosa a dinamizar a aldeia e a pensar em formas de sustentabilidade”.

Ao fim de quatro meses, está concluída a primeira fase da obra que é, também, uma homenagem às atividades profissionais da Burinhosa, Pataias, Marinha Grande e Alcobaça.

Dentro de ano e meio, todo o Parque Temático estará pronto. “Vai ainda receber sete esculturas [da autoria do escultor Carlos Oliveira], que representam as fases da vida: começa com uma criança a jogar ao berlinde, de 1,20 metros, e acaba com uma família a levar o seu filho ao céu, com 6 metros de altura”, acrescenta o empresário, que trabalha em Angola no ramo das obras públicas e transitários.

Com a subida da equipa de futsal à I divisão, a concretização do jardim botânico e da quinta dos veados, o sucesso do Encontro de Bicicletas Antigas, a etapa da Volta e a inauguração das Portas, Coutinho Duarte não tem dúvidas: “2014 é um ano de ouro para a Burinhosa. Tudo isto pela iniciativa privada. Esta aldeia é um exemplo para a sociedade”.

ML

(Notícia publicada na edição de 7 de julho de 2014)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados