Assinar

A propósito: Está na moda

“Pois, hoje está na moda, a solidariedade”. Pasmei!

Leonor-lourenco
Leonor Lourenço, professora bibliotecária leonorplourenco@gmail.com

“Pois, hoje está na moda, a solidariedade”. Pasmei! Na verdade apeteceu-me responder ao senhor que proferiu tais palavras: tal como “está na moda”, o desemprego, a fome e em alguns casos, o desespero.

Quando o estado providência falha, não caberá a nós cidadãos, caso possamos, colaborar da forma mais pronta, exequível e adequada? Não se trata de, como em determinada época se ironizava, “brincar à caridadezinha”. A capacidade de nos colocarmos no lugar do outro é uma tarefa que deveria ser exercitada com maior frequência.

Em Leiria, são várias as associações e grupos menos organizados, que se criaram para apoiar quem mais necessita. Agradou-me ter visto na reunião preparatória da organização Refood, que se realizou no dia 12 de maio, uma sala da Nerlei com tantas pessoas a oferecerem-se como voluntários. Refood é uma organização, sem fins lucrativos criada para aproveitar excedentes alimentares e alimentar quem mais precisa. Iniciou a sua atuação em Portugal, em Lisboa, mas está a replicar-se com muita rapidez por todo o país. Espera abrir este ano 15 a 29 centros de distribuição de comida. No entanto, precisa do contributo de todos. Brevemente nova reunião surgirá. Oxalá se encontrem todas as condições que o tornem viável. Aguardamos pelo dia em que, finalmente, a solidariedade deixe de “estar na moda”.

(texto publicado na edição de 29 de maio de 2014)