Assinar Edições Digitais

A propósito: Sabores e Saberes

Decorreu na Biblioteca José Saramago, IPL, a apresentação de um livro especial: “À Mesa com Frida Kahlo”.

Leonor Lourenço, professora bibliotecárialeonorplourenco@gmail.com
Leonor Lourenço, professora bibliotecária leonorplourenco@gmail.com

Decorreu na Biblioteca José Saramago, IPL, a apresentação de um livro especial: “À Mesa com Frida Kahlo”. A autora é a escritora Luz Martínez, uma diplomata do México, grande admiradora da pintora, sua compatriota. Não se trata de um mero livro de culinária, mas de muito mais. A obra prima pela originalidade e rigor e já foi referida em vários meios de comunicação nacional que a ela aludiram de forma muito prestigiante para a autora. Através deste livro, temos o ensejo de conhecer a gastronomia mexicana, tendo havido especial cuidado, por parte da escritora, quer na escolha de ingredientes de fácil aquisição no nosso país, quer na seleção dos pratos escolhidos, típicos do México, contextualizados na cultura daquele país e contemplados na vida e obra de Kahlo.

Os quadros da malograda pintora, nomeadamente auto-retratos, tal como fotografias suas, são salpicados de acepipes, ao longo desta obra fascinante que nos permite, também, saber mais da sua vida, como se o ouvíssemos da sua voz. Constam ainda neste livro referências à obra e vida de Frida Kahlo e sobre a sua pintura, que muitas vezes foge aos parâmetros habituais.

Luz Martinez foi muito feliz com nesta sua opção. Além do mais, esta é oportuna pois nos chega na época natalícia, em que podemos oferecer algo de diferente e agradável aos amigos.

(texto publicado na edição de 11 de dezembro de 2014)