Assinar

Murmúrios do Lis: A “rataria” do centro histórico

Li algures que no Centro Histórico (CH) de Leiria, existe uma proliferação de ratos que se acolhem em prédios degradados e abandonados pondo em perigo a saúde pública!

Edgar de Carvalho, técnico superior da EDP aposentado edgarcarvalho1@hotmail.com

Li algures que no Centro Histórico (CH) de Leiria, existe uma proliferação de ratos que se acolhem em prédios degradados e abandonados pondo em perigo a saúde pública!

É natural que o CH seja um “refúgio” acolhedor para esses roedores, num local ainda com algumas centenas de moradores, muito frequentado à noite por jovens e onde se acolhem alguns sem abrigo, e não só, que dormem nas casas em ruínas e deixam tudo ainda mais conspurcado!… Só com as obras de reabilitação que estavam no programa Mais Centro 2007/2013, um instrumento do Quadro de Referência Estratégica Nacional e que atribuía a verba de 10,4 milhões de euros para Leiria, sendo 9,6 milhões para a regeneração do CH, será possível eliminar esses “simpáticos” mamíferos roedores! Não é com medidas avulso que o CH se revitaliza e atrai turistas! Sem a recuperação total do seu edificado os ratos não desaparecem!

A verdade é que a baixa do CH precisa com urgência de obras, talvez com um projeto de prioridades e a colaboração dos proprietários das muitas moradias em total desagregação! O tal programa que previa o seu términus em 2013 está muito longe de se concretizar! Tenhamos esperança que o novo ano traga alguns ventos favoráveis… pelo menos “vontade” política e autárquica para que no CH de Leiria possam arrancar as obras de modo a que seja finalmente um local aprazível e acolhedor. Até breve! Bom Ano Novo!

(texto publicado a 28 de dezembro de 2012)