Assinar

Murmúrios do Lis: Leiria passado e presente

Leiria, que linda és/Com amor, com afeição/O Lena beija-te os pés/E o seu Lis o coração!

Edgar de Carvalho, técnico superior da EDP aposentado edgarcarvalho1@hotmail.com

Leiria, que linda és/Com amor, com afeição/O Lena beija-te os pés/E o seu Lis o coração!

Oito séculos de história, monumentos, estátuas, símbolos que identificam a memória de uma cidade que merece conhecer um pouco melhor o seu passado!

D. Afonso Henriques, o fundador, tem a estátua no miradouro da Avenida Ernesto Korrodi, nome do arquiteto suíço radicado na cidade que deixou a sua marca nos mais diversos edifícios.

Na rua da Tipografia, em pleno centro histórico, está um painel de azulejos, nas traseiras da Igreja com o mesmo nome, que identifica a primeira fábrica de papel e tipografia que nasceram em Portugal nesta urbe em 1411. Depois das obras de requalificação, em 2009, da equipa liderada pelo arquiteto Siza Vieira, da antiga Fábrica e Moinho de Papel, junto à Ponte dos Caniços, o local transformou-se num belo espaço museológico… uma visita a não perder!

Hoje as artes gráficas modernizaram-se e das várias tipografias que existiram ao longo de décadas apenas resta a velha “Imprensa Comercial à Sé”, atual tipografia Carlos Silva, que continua a geração da família pela batuta do seu incansável proprietário!

Por falar em presente, anda por aí um artista-fan­tasma que tem vindo a deixar a sua marca em vários pontos da cidade, através de pinturas que demonstram um conhecimento histórico e poético de assinalar.

(texto publicado na edição em papel de 17 de fevereiro de 2012)