Assinar

Opinião: Redes de potenciais clientes?

É reconhecido o extraordinário potencial colocado à nossa disposição pelas novas infraestruturas de conexão em rede, sendo cada vez mais evidente a crescente adesão dos indivíduos a este novo plano comunicacional especialmente na sua vertente social.

João Borges Lourenço, consultor de gestão empresarial
João Borges Lourenço, consultor de gestão empresarial

É reconhecido o extraordinário potencial colocado à nossa disposição pelas novas infraestruturas de conexão em rede, sendo cada vez mais evidente a crescente adesão dos indivíduos a este novo plano comunicacional especialmente na sua vertente social.

Esta expansão enquadra extraordinárias oportunidades de negócio para as empresas que no entanto parecem ainda incompreendidas em Portugal, não se verificando um desenvolvimento equivalente do comércio eletrónico, ao invés do que se está a verificar no Brasil.

Não basta estar presente na internet através de um sítio ou de uma página nas redes sociais para se aproveitar esse potencial de negócio, é fulcral que se compreendam bem as especificidades dos suportes de comunicação online: o funcionamento dos mecanismos de pesquisa, a volatilidade das mensagens e a interatividade, objetividade e simplicidade de conteúdos requerida.

O sucesso de uma abordagem de comércio eletrónico no aproveitamento do crescente número e diversidade dos utilizadores ativos da web exige uma compreensão profunda dos seus comportamentos típicos na rede e a capacidade para construir respostas comerciais que lhes sejam facilmente identificáveis por pesquisa, percetíveis e objetivas na consulta e seleção, atuais e imediatamente disponíveis para compra e dotadas de soluções de pagamento simples e seguras.

Parece fácil mas a realidade portuguesa demonstra o contrário.

(texto publicado na edição de 4 de dezembro de 2014)