Select Page

Museu da Cerâmica deverá ser o primeiro a sair da rede nacional

Museu da Cerâmica deverá ser o primeiro a sair da rede nacional

O Ministério da Cultura está em conversações com a Câmara Municipal das Caldas da Rainha para transferir a tutela do Museu da Cerâmica, um dos 28 museus que deverá sair da rede nacional devido às suas características locais.

Esta é uma das primeiras iniciativas em curso no âmbito do Planeamento Estratégico do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) inserido no plano “Museus para o Séc. XXI” que foi apresentado publicamente pela tutela no Museu de Arte Popular, em Belém.

O plano é composto por seis eixos estratégicos, no primeiro dos quais consta a “transição faseada para tutelas municipais ou afectação a Direcções Regionais de Cultura, de alguns dos 28 museus do MC/IMC, seleccionados com base em critérios patrimoniais e museológicos, e assente em contratos-programa”.

Na apresentação, Elísio Summavielle indicou que o MC já teve uma primeira reunião com a Câmara das Caldas da Rainha para proceder à transferência de tutela do museu que possui um acervo baseado sobretudo na cerâmica criada por Bordalo Pinheiro.

“Não se trata de entregar o museu à câmara, mas encontrar estratégias caso a caso, e fazer uma passagem de tutela através de contratos-programa”, indicou o secretário de Estado, sustentando que este primeiro museu é um ex-libris das Caldas da Rainha.

O director do IMC assinalou que a rede nacional “é um conjunto avulso de 28 museus e cinco palácios que têm desde o pequeno museu local, o museu regional e o museu nacional”.

“Há um reordenamento a fazer. Não significa abandonar, mas encontrar uma melhor solução já que não faz sentido serem todos mantidos na tutela”, defendeu, em consonância com o que já havia anteriormente proposto a ex-ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima.

A tutela anunciou ainda a instituição efectiva da secção de museus no Conselho Nacional de Cultura e a receita de mais de um milhão de euros para este ano realizar obras de manutenção e valorização dos 42 imóveis tutelados pelo IMC.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

A programação da Capital Europeia da Cultura deve ou não incluir espetáculos tauromáquicos?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Share This