Assinar
Infância

Actividades fora da escola

Consideramos que as boas actividades para crianças desta faixa etária são as que têm objectivos globais de desenvolvimento

Qual a validade e a importância das actividades ditas extra-curriculares até aos cinco anos?

Consideramos que as boas actividades para crianças desta faixa etária são as que têm objectivos globais de desenvolvimento (não orientadas especificamente para a realização em si mesma); são desafiantes q.b., mas divertidas e, respeitando os ritmos individuais, desenvolvem a confiança e potenciam um crescimento harmonioso. Assim:

É preferível uma actividade bem estruturada que vise o desenvolvimento global e harmonioso (permitindo a exploração sensorial, psicomotora, sócio-emocional e cognitiva) do que três ou quatro actividades de carácter específico;

A confiança, a auto-estima e o auto-controlo desenvolvem-se sobretudo em situações de interacção com pares e com adultos significativos (sendo imprescindível um tempo, mesmo que curto, de actividade lúdica com os pais).

Por isso os três pilares-mestres dos programas Gymboree são:
Entre os 0-5 anos o cérebro da criança está particularmente activo atingindo 90% do seu tamanho adulto;
A qualidade do tempo partilhado com os pais é mais importante que a quantidade;
As actividades de estimulação do desenvolvimento global têm de respeitar a etapa de desenvolvimento da criança.

Importantíssimo: os pais devem aprender a brincar com os filhos… e ter com eles um tempo de actividade privilegiada e exclusiva.

Texto de António Frazão
Director do Gymboree Leiria
Psicólogo

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.