Select Page

Aprovado projecto universitário de 50 milhões que liga Leiria a Espanha (vídeo)

Aprovado projecto universitário de 50 milhões que liga Leiria a Espanha (vídeo)

O projecto de constituição de um Campus de Excelência Internacional – Hidranatura, gestão eficiente de recursos hidronaturais, e que conta com o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) como parceiro, foi hoje confirmado pelo painel de peritos internacionais que avaliou as diversas candidaturas que disputavam aquela designação.

O projecto junta a Universidade da Extremadura (Espanha), o IPL e a Universidade de Évora e o resultado da avaliação foi conhecido esta tarde. Contudo, este projecto contou com a classificação de Campus de Excelência Internacional de âmbito regional, e não global como ambicionava.

A Comissão de Peritos avaliou 17 projectos relacionados com as mais diversas áreas do conhecimento, desde a alimentação à energia, da biomedicina à biotecnologia. Este novo campus, com ramificações em Leiria, traduz-se num apoio do estado espanhol que ronda os 12 milhões de euros, bem como a possibilidade de desenvolver projectos de investigação que envolvam a sociedade civil, com primazia para as empresas, que podem valer mais 40 milhões de euros.

No final de Setembro, Nuno Magas, presidente do IPL, adiantava que não era para já possível calcular a fatia do bolo de 50 milhões que caberá a Leiria: “sendo aprovada a candidatura, haverá um financiamento público espanhol de 12 milhões de euros, os restantes 40 milhões serão gerados pelo trabalho e pelos projectos e empresas que se consigam aliar. Haverá fundos comunitários e nacionais. [O montante dos fundos] vai depender da capacidade de cada um dos parceiros em gerar projectos e investigação nesta área”.

Na apresentação do projecto, em finais de Setembro na fronteira luso-espanhola, Nuno Mangas explicou ao REGIÃO DE LEIRIA, a relevância do projecto para a região:

Confira também o vídeo de apresentação do projecto (vídeo em espanhol):

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda que a Agência Mundial Antidopagem tenha proibido a Rússia, durante quatro anos, de participar em todas as competições desportivas globais?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo