Assinar
Mercado

Dinheiro? Na sala de aula trocam-no por miúdos

Projeto da Universidade de Aveiro coloca crianças de Castanheira de Pera e Pedrógão Grande a fazer contas à vida. A brincar, estão a formar-se cidadãos mais responsáveis do ponto de vista financeiro.

Quem vê a algazarra na sala de aula não diria que ali se fala de contas, despesa e poupança. Mas é com números que se brinca, todos os meses, nas escolas básicas de Castanheira de Pera e Pedrógão Grande.

Crianças são confrontadas com desafi os que remetem para situações do dia-a-dia (fotografia: Joaquim Dâmaso)

Cerca de 200 crianças estão a aprender a fazer compras responsáveis e a fugir à sombra da crise. E já percebem porque é que por vezes os pais têm de dizer “não” aos seus caprichos.

As aulas de literacia financeira, promovidas pelo Projeto Matemática Ensino (PMATe) da Universidade de Aveiro, chegaram ao norte do distrito de Leiria no ano letivo passado. E já estão a dar frutos.

“O projeto põe os alunos em contacto com vocabulário e situações do dia-a-dia a que eles habitualmente não ligam”, nota a professora da turma do 4º ano da EB1 de Castanheira de Pera, Maria Conceição Soares. “Agora eles já não se
deixam enganar”.

(Leia a notícia completa na página 8 da edição de 24 de fevereiro de 2012)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados