Assinar Edições Digitais


Mercado

Aplicação de telemóvel identifica fruta madura

O Ultracarpo propõe avaliar o estado de maturação da fruta através de uma aplicação para smartphones que recorre a ultrassons. O projeto foi desenvolvido por um aluno e um docente do IPL.

O projeto Ultracarpo propõe avaliar o estado de maturação da fruta através de uma aplicação para smartphones que recorre a ultrassons. O objetivo é substituir as técnicas invasivas usadas pelos fruticultores.

Ultracarpo

Idealizado por Ricardo Santos (estudante do Instituto Politécnico de Leiria) e Ricardo Cardoso (ex-aluno e atualmente docente da mesma instituição), o projeto foi premiado no concurso Arrisca C 2012, uma iniciativa da Universidade de Coimbra com a Câmara de Coimbra.

Venceu o prémio Sonae para melhor ideia de inovação em retalho e o prémio IDD para melhor projeto de base tecnológica. Outro projeto do IPL distinguido é o MyBaby-Care, de Ricardo Gomes, Filipe Lopes e Michael Pinheiro, todos ex-alunos do IPL. Receberam o galardão da NERLEI.

Propõem uma aplicação para telemóvel que ajuda a gerir informação relacionada com crianças, desde a agenda médica até ao consumo de fraldas.

(Notícia publicada na edição de 7 de fevereiro de 2013)