Assinar
Cultura

José Saramago inspira programa cultural em Peniche

O município de Peniche dinamiza até 31 de março um programa cultural evocativo da vida e obra de José Saramago, Nobel da Literatura em 1998.

O município de Peniche dinamiza até 31 de março um programa cultural evocativo da vida e obra de José Saramago, Nobel da Literatura em 1998.

Este programa, que conta com a parceria da Fundação José Saramago e a FNAC Portugal, será realizado no espaço da Fortaleza de Peniche, onde terão lugar conferências, exposições, sessões de poesia e projeção de filmes.

Hoje, dia 23 de fevereiro, são inauguradas as exposições “José Saramago 90 anos” e “José e Pilar – fotografias da rodagem do documentário”.

Seguir-se-á uma conferência por Pilar Del Rio, presidente da Fundação José Saramago, sobre a vida e obra deste escritor.

No dia 2 de março, pelas 21h30, será projetado o filme “José e Pilar”, de Miguel Gonçalves Mendes, documentário premiado em vários festivais de cinema internacionais.

Lugar também à poesia, com uma sessão tendo como tema a poesia de José Saramago, com a presença de Vítor de Sousa, atividade agendada para 16 de março, pelas 21h30.

Todos os eventos têm entrada gratuita.

Programa

Fortaleza de Peniche

23 de fevereiro, 16h00
Abertura das exposições “José Saramago 90 anos” e “José e Pilar – fotografias da rodagem do documentário”.
Salão Nobre; Sala das Cordas.
Ciclo Conferências do Forte: “José Saramago, Liberdade e Cidadania” com Pilar del Rio.
Capela de Santa Bárbara.

1, 8 e 15 de março, 14h30.
Projeção do filme de animação “A maior flor do mundo”, de Juan Pablo Etcheverry.
Público escolar (1º ciclo).
Por marcação prévia.
Capela de Santa Bárbara.

2 de março, 21h30
Projeção do Documentário “José e Pilar”, de Miguel Gonçalves Mendes.
Sala das Cordas.

16 de março, 21h30
A poesia anda por aí – “Poesia de José Saramago”, por Vítor de Sousa.
Capela de Santa Bárbara.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.