Assinar
Desporto

Paulo Alberto: “Leiria tem ótimas condições para o motocross”

Em ano de estreia, Paulo Alberto acelerou (e muito) no campeonato brasileiro de motocross 2013. O piloto regressa a Leiria com o 1º lugar e um desafio: fundar uma escola de motocross na região

Em ano de estreia, Paulo Alberto acelerou (e muito) no campeonato brasileiro de motocross 2013. O piloto regressa a Leiria com o 1º lugar e um desafio: fundar uma escola de motocross na região

hondapaulo_ca_20102013007Quais são as principais diferenças entre as provas do Brasil e de Portugal?
No Brasil, as pistas são em terrenos mais duros e com traçados mais rápidos. Por cá, é mais arenoso e mais técnico. Essa foi a principal diferença.

As condições em solo brasileiro são mais aliciantes?
Lá o motocross tem mais impacto. Como é um pais maior, conseguem dar melhores condições aos pilotos da frente. Claro que, para isso, é preciso ganhar corridas, já que eles apenas pagam bem a quem ganha.

Como foi recebido pelos adeptos brasileiros?
Ao inicio não aceitaram muito bem, o que é normal. Agora sinto que gostam muito de mim e tenho muitos seguidores no Brasil, que me apoiam em todas as provas.

Para o ano, o objetivo é competir no MX1?
Não, em 2014 ainda vou estar na classe MX2, em motocross e arenacross, a pedido da minha equipa. Vou apenas participar em algumas provas estaduais na classe MX1.

Quais são as metas para cortar a longo prazo? Ser campeão mundial de MX1?
Já há algum tempo que perdi a ilusão de estar no Campeonato do Mundo. Apenas 15 pilotos ganham dinheiro para lá estar, todos os outros pagam para poder participar.

Com a criação da Escola Paulo Alberto, quer proporcionar a outros pilotos a possibilidade de competirem em grandes arenas?
Sim, esse é o objetivo. Quero passar o meu conhecimento a outros jovens pilotos e contribuir para que possam ter ainda mais sucesso que eu. Vai ser um desafio, estou bastante entusiasmado e espero estar à altura. Para já ainda é muito cedo, nas próximas semanas vamos tentar criar condições. Mas gostava de ter um estágio já em janeiro.

Como avalia as condições do motocross na sua cidade?
Leiria tem ótimas condições para a prática do motocross. Faltam mais algumas pistas. Há terrenos completamente abandonados que podiam ser rentabilizados. Já o fizemos em Parceiros e trouxemos mais de 5 mil pessoas à nossa região.

O maior sonho é…
Ser feliz! Quero continuar a ser piloto profissional, no Brasil, Estados Unidos ou Portugal. Onde tiver melhores condições para a minha carreira.

Francisco Grosso
redacao@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados