Select Page

Incêndio que ameaçou aldeias em Óbidos está em fase de rescaldo

O fogo na zona Oeste visto a partir de Caldas da Rainha Foto: Edgar Libório

O incêndio que no domingo, dia 15 de outubro, chegou a mobilizar mais de uma centena de bombeiros e a ameaçar três aldeias da freguesia de Olho Marinho, Óbidos, entrou em fase de rescaldo às 06h30, disse o comandante dos bombeiros locais.

“O fogo foi dominado pelas 05h00 e está em rescaldo desde as 6h30”, afirmou à agência Lusa Carlos Silva.

O fogo, que consome uma zona de floresta desde as 15h40 de domingo, mobilizava hoje às 10 horas ainda 48 operacionais e 14 veículos, de acordo com a página oficial da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

Na noite de domingo, o fogo chegou a ameaçar as aldeias de Casais Ladeira, Perna de Pau e Olho Marinho e, devido à escassez de meios, como alertou o comandante, os bombeiros – na altura cerca de 100 – preocuparam-se em proteger as habitações com a ajuda dos populares.

Com a estratégia montada, Carlos Silva disse que algumas estufas e armazéns agrícolas ficaram com danos face ao aproximar das chamas nas redondezas.

As centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram pelo menos 20 mortos e dezenas de feridos, além de terem obrigado a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que o Governo assinou um despacho de calamidade pública, abrangendo todos os distritos a norte do Tejo, para assegurar a mobilização de mais meios, principalmente a disponibilidade dos bombeiros no combate aos incêndios.

Portugal acionou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e o protocolo com Marrocos, relativos à utilização de meios aéreos.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos este ano, depois de Pedrógão Grande, no verão, um fogo que alastrou a outros municípios e que provocou 64 mortos e mais de 200 feridos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da semana

A carregar

Concorda com a lei que proíbe o abate de animais nos canis municipais?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Região de Leiria no Facebook

Subscrição de newsletter

Share This