Select Page

Incêndio que ameaçou aldeias em Óbidos está em fase de rescaldo

O fogo na zona Oeste visto a partir de Caldas da Rainha Foto: Edgar Libório

O incêndio que no domingo, dia 15 de outubro, chegou a mobilizar mais de uma centena de bombeiros e a ameaçar três aldeias da freguesia de Olho Marinho, Óbidos, entrou em fase de rescaldo às 06h30, disse o comandante dos bombeiros locais.

“O fogo foi dominado pelas 05h00 e está em rescaldo desde as 6h30”, afirmou à agência Lusa Carlos Silva.

O fogo, que consome uma zona de floresta desde as 15h40 de domingo, mobilizava hoje às 10 horas ainda 48 operacionais e 14 veículos, de acordo com a página oficial da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

Na noite de domingo, o fogo chegou a ameaçar as aldeias de Casais Ladeira, Perna de Pau e Olho Marinho e, devido à escassez de meios, como alertou o comandante, os bombeiros – na altura cerca de 100 – preocuparam-se em proteger as habitações com a ajuda dos populares.

Com a estratégia montada, Carlos Silva disse que algumas estufas e armazéns agrícolas ficaram com danos face ao aproximar das chamas nas redondezas.

As centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram pelo menos 20 mortos e dezenas de feridos, além de terem obrigado a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que o Governo assinou um despacho de calamidade pública, abrangendo todos os distritos a norte do Tejo, para assegurar a mobilização de mais meios, principalmente a disponibilidade dos bombeiros no combate aos incêndios.

Portugal acionou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e o protocolo com Marrocos, relativos à utilização de meios aéreos.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos este ano, depois de Pedrógão Grande, no verão, um fogo que alastrou a outros municípios e que provocou 64 mortos e mais de 200 feridos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda que avance, a curto prazo, o processo de regionalização?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Semana de Moldes 2018

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Share This