Assinar
Leiria

Voluntários retiram 39 toneladas de chorão-da-praia na Praia do Pedrógão

Na aposta da autarquia em garantir as melhores condições ambientais e estruturais na Praia do Pedrógão, a Câmara de Leiria realiza este sábado uma ação voluntária para limpar o areal.

Introduzida em território nacional para fins ornamentais, o chorão da praia (nome científico Carpobrotus edulis) é atualmente uma espécie invasora. No dia 5, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, a Praia do Pedrógão recebeu uma ação de limpeza para remoção da espécie, junto à praia sul.

A atividade foi desenvolvida pelo pelouro do Ambiente da Câmara de Leiria, em parceria com os alunos do curso de Educação Social (unidade curricular de Educação Ambiental), da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), do Politécnico de Leiria, e no final foram removidas 39 toneladas de chorão de praia.

A espécie é originária da África do Sul e foi, no passado, cultivada um pouco por todo o território nacional, para fixação de dunas e taludes. Contudo, a presença do chorão da praia impede, entre outras coisas, o desenvolvimento de vegetação autóctone nas dunas.

Na aposta da autarquia em garantir as melhores condições ambientais e estruturais na Praia do Pedrógão, a Câmara de Leiria realiza este sábado, dia 16, uma ação de limpeza “Praia Limpa”, convidando os leirienses a participar na iniciativa.

A iniciativa Praia Limpa pretende ainda sensibilizar os participantes para os problemas da poluição da costa e as consequências para o ecossistema, alertar para a necessidade de preservação das praias e sensibilizar para as consequências dos comportamentos nos sistemas marinhos no que respeita à produção e gestão de resíduos.

Quem quiser participar como voluntário pode inscrever-se gratuitamente através do email cia@cm-leiria.pt. A autarquia disponibiliza transporte gratuito para os primeiros 50 inscritos e a saída dos Paços do Concelho está marcada para as 9 horas e chegada ao Casal Ventoso, no norte da Praia do Pedrógão, às 10 horas. A chegada a Leiria está prevista para as 13 horas.

A Câmara de Leiria volta a repetir a ação de limpeza nos dias 21 de julho e 15 de setembro.

Estudantes do curso de Educação Social participaram na ação de remoção da espécie invasora na Praia do Pedrógão Foto: CML


Secção de comentários

  • vitor hugo wellenkamp disse:

    Boa tarde, como devo proceder para participar na próxima acção de voluntariado para limpeza na Praia do Pedrógão, em 21 de Julho ? Existe algum limite de idade ?

    Obrigado.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados