Select Page

Oeste abdica de querer ser Capital Europeia da Cultura 2027 para apoiar Leiria

Alcobaça e Torres Vedras formalizaram quarta-feira o apoio à candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura Foto: CMA

A Comunidade Intermunicipal do Oeste decidiu não se candidatar a Capital Europeia da Cultura 2027 para apoiar a candidatura da cidade de Leiria, disse terça-feira, dia 14 de novembro, o presidente da OesteCim. A garantia de apoio do Oeste havia sido previamente revelada pelo coordenador da candidatura de Leiria, Paulo Lameiro.

“O presidente da Câmara de Leiria pediu-nos apoio e, como estamos muito atrasados em termos de estudo e Leiria está mais adiantada, já tem atividades planificadas e tem uma estratégia definida, deixámos de ter a intenção de nos candidatarmos a Capital Europeia da Cultura para apoiar Leiria”, afirmou Pedro Folgado à agência Lusa.

A intenção dos 12 municípios da região Oeste tinha sido manifestada em abril.

O presidente da OesteCim adiantou que, depois do apoio generalizado da região à candidatura da cidade de Leiria, cabe a cada município avaliar a cooperação a estabelecer.

Na terça-feira, 14 de novembro, a Câmara de Torres Vedras aprovou vir a estabelecer uma parceria com Leiria nesse sentido.

Também a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) declarou “apoio incondicional” à candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Quarta-feira, dia 15 de novembro, na sequência da decisão da OesteCim, Alcobaça e Torres Vedras assinaram o documento de apoio à candidatura de Leiria, numa cerimónia que teve lugar no Parque de Negócios de Alcobaça.

Em 22 maio de 2015, o presidente da Câmara de Leria, Raul Castro, disse acreditar que o município estará preparado para se candidatar a Capital Europeia da Cultura em 2027, destacando o património do concelho como “único no país”.

Já em setembro de 2016, Raul Castro declarou que o objetivo principal da candidatura de Leiria é o de transformar o futuro, as pessoas e o território e “não se resume a um ano cheio de expectativas”.

“A minha convicção não se limita a 365 dias de eventos e espetáculos. Leiria não precisa de fogo-de-artifício e de algumas pessoas contratadas para irem apanhar as canas e limparem as ruas, como quando a folia desaparece e resta o desperdício que não mais se recupera”, sublinhou então Raul Castro, considerando que a cidade alcançou, nos últimos anos, “uma espécie de cluster cultural através vários espaços museológicos existentes e por aqueles que, entretanto, vão nascendo”.

Por isso, a Capital Europeia da Cultura em Leiria assumirá também o objetivo de “revelar toda a riqueza cultural que a região de Leiria tem para mostrar”, acrescentou.

A OesteCIM integra os municípios de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Óbidos, Nazaré, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

3 Comentários

  1. Vasco

    Mais uma típica guerra de capelinhas. Coimbra é principal cidade da região por isso é a grande candidata.

    Responder
  2. Filipa G

    Guerra de capelinhas. Leiria devia apoiar a candidatura da capital regional Coimbra.

    Responder
  3. Francisco

    A região Oeste e a região de Leiria são duas região completamente distintas como por exemplo no sector económico e também no sector cultural.
    A OesteCim ainda vai ter que explicar quais são os benefiíios deste apoio.

    Responder

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda que avance, a curto prazo, o processo de regionalização?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Semana de Moldes 2018

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Share This