Select Page

ESECS celebra 40º aniversário com regresso ao passado

Recordar um passado brilhante, continuar a viver um presente digno e capaz de assumir a tradição e criar um futuro ainda melhor. As palavras são de Rui Pedrosa, presidente do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), na cerimónia que assinalou o 40º aniversário da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), em Leiria.

“É mesmo muito importante não nos esquecermos de onde vimos, as nossas origens, quem é a nossa gente, a nossa matriz identitária e o papel de uma instituição de ensino superior público” numa região como a de Leiria, reforça o responsável.

Nascida formalmente em 1979, a ESECS assinala a data com a exposição “Assim nasce uma escola…”, inaugurada ontem na entrada principal, composta por duas áreas, uma com documentos de 1898, que antecedem a criação da instituição, e outra que recorda o primeiro momento da história da instituição até à atualidade, através de recortes de jornais regionais, entre eles o REGIÃO DE LEIRIA.

Para a presidente da ESECS, Sandrina Milhano, as memórias expostas não só recordam a comunidade escolar da sua origem, como “dão a conhecer e partilham o que faz parte da identidade, do percurso, e das memórias” do estabelecimento de ensino.

No decorrer da cerimónia, houve ainda espaço para a conferência “Educação e Desenvolvimento – Contributo para a história de formação de professores em Leiria” com a presença de Justino Magalhães, professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

O historiador destaca a importância da ESECS, que foi também uma Escola Distrital de Habilitação para o Magistério Primário em 1898, na formação de professores na região. “É preciso que o professor seja um cidadão cívico, para que depois o aluno o imite”, afirmou.

 

Joana Magalhães
Jornalista
joana.i.magalhaes@regiaodeleiria.pt

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Pergunta da Semana

A carregar

Está a ser eficaz a lei da igualdade salarial entre géneros que entrou em vigor há um ano?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo