O escritor angolano Pepetela e a poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen são homenageados na sexta edição do festival Books & Movies, festa da literatura e cinema que acontece em Alcobaça de 13 e 20 de outubro. O programa apresenta-se recheado de atividades, que chegam ao teatro e à música. Por espaços como o Mosteiro de Alcobaça, museus, bares e praças, vão passar diversos convidados, como António Mota, Gonçalo M. Tavares, Ana Maria Magalhães, João Bonifácio Serra, Domingos Amaral, Marco Taylor, José Maria Pimentel e Fernando Paula Barroso, entre outros.

Segundo nota da Câmara Municipal de Alcobaça, Pepetela será homenageado no último dia do festival, na gala Books & Movies, onde será também entregue o prémio internacional homónimo ao fotógrafo José Luís Jorge, de Leiria, pela obra “Viagem com rio à vista”.

Também Sophia de Mello Breyner Andresen concita atenções no festival a propósito da comemoração do centenário do nascimento da poetisa. A esse respeito, Alcobaça organiza o Colóquio Internacional Sophia de Mello Breyner Andresen nos dias 18 e 19 de outubro, acontecimento que junta especialistas no percurso e obra da autora oriundos de Portugal, Espanha e Itália.

Outro ponto alto será, ainda a propósito de Sophia, a estreia da produção da S.A. Marionetas, “A viagem de Sophia”, criado pela companhia a partir do texto “A viagem” e do livro “Contos exemplares”.

A nível do cinema, estarão no Books & Movies realizadores e atores, para conversa no final de projeções. Para público infantil, há filmes escolhidos pela Zero em Comportamento. Na música, o Rockfest contará, pela primeira vez, com uma banda internacional, os britânicos Thee Eviltones.

O festival de Alcobaça decorre até 20 de outubro e todas as atividades têm entrada livre. O programa integral pode ser consultado online aqui e em versão PDF aqui.