Select Page

Alcobaça e Nazaré reclamam modernização urgente da estação de Valados dos Frades

Os dois municípios estão disponíveis para criar uma rede de transportes de passageiros que contemple a ligação entre a  estação e as sedes de concelho, com recurso a ‘shuttles’ monocarris ou autocarros elétricos   Foto de arquivo

Os Municípios de Alcobaça e da Nazaré uniram-se para reclamar a eletrificação urgente dos troços da linha do Oeste que percorrem os seus concelhos e a modernização das estações  ferroviárias de São Martinho do Porto, Valado dos Frades e Pataias-Gare.

Entre estas, consideram “uma necessidade estratégica e vital” intervir em Valado dos Frades por ser um elo de ligação fundamental entre os dois concelhos, convictos de que, com a colaboração do Governo, a sua modernização permitiria torná-la “numa das mais importantes de toda a linha do Oeste”.

Num comunicado conjunto divulgado esta manhã, as duas autarquias afirmam-se ainda disponíveis para criar uma rede de transporte de passageiros que contemple a ligação entre a estação de Valados dos Frades e as respetivas sedes de concelho, “nomeadamente por recurso a ‘shuttles’ monocarris ou autocarros elétricos numa lógica de mobilidade sustentável”.

“O Estado deve encarar esta iniciativa não apenas como uma medida compensatória, mas sobretudo estratégica e essencial para o desenvolvimento social e económico de dois dos mais belos territórios do País”, sustenta a nota assinada por Paulo Inácio e Walter Chicharro, presidentes das Câmaras de Alcobaça e Nazaré, respetivamente.

Frisando que as populações “têm lidado com a obrigatoriedade de pagamento de avultadas portagens na A8”, entendem que “são merecedoras deste investimento, mitigando décadas de injustiça”.

A posição assumida pelos dois autarcas surge depois de terem tomado conhecimento dos mais recentes desenvolvimentos acerca do projeto de modernização da linha do Oeste que exclui os seus concelhos, abrangendo apenas os troços Mira-Sintra­ Meleças e Torres Vedras, e Mira-Sintra Meleças e Caldas da Rainha.

“Uma vez mais, verifica-se que Alcobaça e Nazaré são preteridos relativamente a outros concelhos servidos pela linha do Oeste”, acrescentam, afirmando-se inconformados.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

As autarquias deveriam aplicar coimas aos feirantes pelo lixo deixado no recinto dos mercados de rua?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo