Assinar
Óbidos

GNR identifica homem a apanhar pinhas em terreno privado

Homem foi surpreendido, no dia de ontem, por militares da GNR de Óbidos, quando se encontrava a tirar pinhas de um pinheiro, num terreno privado, sem consentimento do proprietário.

Um homem foi surpreendido, no dia de ontem, 30 de janeiro, por militares da GNR do posto territorial de Óbidos, quando se encontrava a tirar pinhas de um pinheiro, num terreno privado, sem consentimento do proprietário.

O caso foi detetado após uma denúncia de um eventual furto de pinhas e quando abordaram o indivíduo, de 31 anos, os militares recuperaram 30 quilos de pinhas de pinheiro manso, Pinus Pinea, que se encontravam já armazenados, explicou o Comando Territorial de Leiria da GNR em nota de imprensa.

“O homem foi identificado e as ferramentas usadas na apanha apreendidas, tendo os fatos sido remetidos para o Tribunal Judicial de Caldas da Rainha”, refere o mesmo documento.

Em novembro passado, dois indivíduos, no concelho de Caldas da Rainha, foram identificados por apanhar pinhas fora do período legal e pela quantidade.

A GNR relembra que a “apanha da pinha de pinheiro manso, ainda que esteja caída no chão, está interdita por se encontrar em época de defeso, salvaguardando assim o crescimento e desenvolvimento da pinha e do pinhão e evitando, dessa forma, a colheita da semente com deficiente faculdade germinativa e mal amadurecida”.

Também o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (CNF), no seu portal, o ajuda a esclarecer estas e outras questões sobre o tema.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados