Select Page

Reformados, pensionistas e idosos reclamam direitos em frente à Loja de Cidadão de Leiria

Uma Tribuna Pública está marcada para hoje, 15 de janeiro, em frente à Loja de Cidadão de Leiria, exigindo um conjunto de medidas de defesa dos direitos dos reformados, pensionistas e idosos.

Aumento real das pensões e das prestações sociais, revogação do fator de sustentabilidade, reforço do Serviço Nacional de Saúde, eliminatação de taxas moderadoras e aumento das comparticipações nos medicamentos para reformandos e pensionistas com pensões inferiores ao salário mínimo nacional são exigências esta quarta-feira.

A iniciativa está agendada para as 15h30 e integra-se num conjunto de tribunas públicas que a Inter-Reformados da CGTP e a Confederação Nacional de Reformados MURPI realizam hoje em 12 distritos do país.

“Esta ação visa exigir medidas concretas em defesa dos direitos dos reformados, pensionistas e idosos”, entre as quais “um aumento real das pensões e de todas as prestações sociais”, a revogação do fator de sustentabilidade, que corta cerca de 15% do valor das reformas antecipadas, e a eliminação das taxas moderadoras.

As organizações de reformados reivindicam ainda “o aumento das comparticipações nos medicamentos para reformados e pensionistas detentores de pensões inferiores ao salário mínimo nacional”, que este ano é de 635 euros brutos.

Este ano, através da lei que atualiza as pensões, os pensionistas que recebem até 877,6 euros (valor correspondente a dois Indexantes de Apoios Sociais), têm um aumento de 0,7%.

Por sua vez, as pensões entre duas e seis vezes o valor do IAS (entre 877,6 euros e 2.632,8 euros brutos) são atualizadas este ano em 0,24%. Acima desse valor não há aumentos.

Nos últimos três anos, o anterior governo atribuiu um aumento extraordinário até 10 euros por pensionista com rendimentos mais baixos. Em 2017 e 2018, este aumento foi aplicado a partir de agosto e em 2019 a partir de janeiro.

Lusa

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

As autarquias deveriam aplicar coimas aos feirantes pelo lixo deixado no recinto dos mercados de rua?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo