Após oito anos fechado, o espaço do centro histórico de Leiria onde antes funcionou um café e uma galeria de arte volta a ter atividade para datas especiais, como é o brunch para o Dia dos Namorados

Pedro Castro, Ana Rita Almeida (sentados) e Rita Pais deram novo ar ao espaço Foto: Joaquim Dâmaso

O incêndio de 2012 foi capaz de desconfigurar por inteiro o primeiro andar do palacete erguido no largo Cândido Reis, em Leiria, mas quase uma década depois a história deu-lhe fôlego para ressurgir. Logo, nada mais propício para acompanhar a segunda fase do espaço que um nome representativo: Fénix.

“É uma zona tão bonita da cidade e nós somos jovens, temos que dinamizar isso”, declara em espírito coletivo Ana Rita Almeida. A primeira pessoa do plural tem a missão de identificar a dupla que tem acompanhado a empresária no novo momento do empreendimento, que continua a dividir o prédio histórico com um centro de diagnóstico (Cedile) ali no Terreiro. Companheiro de Ana Rita, é Pedro Melo e Castro quem ajuda a explicar o conceito que tem uma “mística à volta”, já que não é um sítio comum, a funcionar comercialmente todos os dias.

O projeto, conta Pedro, nasceu justamente da ideia de fugirem ao conceito de um café ou um restaurante. “O espaço existe e está aberto se as pessoas o quiserem”, resume a proposta que irá inaugurar no próximo dia 15 de fevereiro, com um brunch romântico a celebrar o Dia dos Namorados. “É um espaço que permite abrir mediante uma certa data e evento”, acrescenta, antes de completar: “E por não estar sempre aberto, pode estar disponível para outro tipo de conceito”. Convite a diferentes chefs e eventos com formatos diversos estão, portanto, previstos para a programação do Fénix, que pretende anunciar cada uma das iniciativas na página de Facebook.

O evento de reabertura vai acontecer no rés de chão, onde a decoração é mais moderna do que no piso superior, onde já existiu uma galeria de arte, e que fica ao lado da antiga Pousada da Juventude. Ali, a identidade é requintada com ajuda da luminosidade das janelas e do teto trabalhado. “É um sítio lindíssimo para fazer almoços, jantares ou pequenas festas”, sublinha Ana Rita, animada com o potencial do lugar.

Braço direito da empreendedora, Rita Pais ajudou nos “detalhes e miminhos” que esperam até 26 casais para o pequeno-almoço de inauguração. Tal como os eventos que acontecem no futuro, também este é aberto ao público e funciona mediante marcação. Assim, quando o calendário marcar o sábado seguinte ao Dia de São Valentim, um buffet com sumos naturais, queijos, compotas e itens de mini pastelaria vai estar à espera dos enamorados, enquanto Rita estará a fazer marchar da cozinha opções quentes, como ovos mexidos com salmão e panquecas com frutos do bosque. Custa 10 euros por pessoa e as reservas podem ser feitas até a lotação esgotar.

Fénix

Largo Cândido dos Reis, nº 10, Leiria
Reservas e contacto: 962 144 011 ou fenixpetitbistro@gmail.com

 

 

Jessica Germano
Jornalista
jessica.m.germano@regiaodeleiria.pt