A partir de amanhã e até terça-feira, dia 18, seis freguesias do concelho de Alcobaça vão receber sessões de esclarecimento e de sensibilização para a limpeza de terrenos, de forma a proteger as casas e as florestas contra o risco de incêndio.

As sessões serão dirigidas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e destinam-se a proprietários de terrenos florestais e agrícolas que queiram “conhecer os instrumentos à disposição para o cumprimento da legislação”, indica a Câmara de Alcobaça em comunicado.

A lei obriga a que a partir da alvenaria exterior das casas, armazéns, oficinas e estaleiros, seja efetuada a limpeza numa faixa mínima de 50 metros.

O conjunto de sessões decorre no âmbito do programa “Floresta Segura”, promovido pela Guarda Nacional Republicana.

São vários os municípios da região que estão a realizar sessões de esclarecimento junto da população. Em Pombal, por exemplo, sob o mote “Pombal é Floresta sem Incêndios”, a autarquia vair reforçar a divulgação das medidas de prevenção de incêndios, “com particular enfoque na legislação sobre a limpeza das Faixas de Gestão de Combustível”.

Todas as freguesias vão receber sessões de esclarecimento, nas quais os técnicos do município apresentarão informação atualizada e procurarão esclarecer dúvidas da população. As sessões vão decorrer de 26 de fevereiro a 9 de março. 

Sessões agendadas para Alcobaça

11 de fevereiro – 21 horas, na sede da junta de freguesia de Maiorga

12 de fevereiro – 21 horas, Turquel, no edifício da Escola Primária antiga

13 de fevereiro –  21 horas, na sede da junta de freguesia de Bárrio

14 de fevereiro – 16 horas – União de Freguesias de Pataias e Martingança, no edifício da Escola Primária em Pisões

17 de fevereiro – 20h30, União de Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes, na Associação Cultural e Desportiva de Coz

18 de fevereiro – 21 horas, União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria, na Associação dos Casais da Vestiaria