Assinar
Covid-19

Covid-19: Centro Hospitalar de Leiria já pode fazer análises para despistar casos de infeção

Processo torna-se mais rápido, permitindo obter resultados em poucas horas

O Centro Hospitalar de Leiria já pode realizar análises para despiste de infeções pelo novo coronavírus. Alteração acelera o processo de despiste de casos da doença, com resultados em cinco a seis horas.

A informação foi divulgada ao início da noite desta quinta-feira, pela unidade hospitalar. “Está disponível no Centro Hospitalar de Leiria (CHL), a partir de hoje, dia 19 de março, a realização de análises para despiste de infeções pelo novo coronavírus”, adianta o comunicado.

Este processo é agora assegurado pelo laboratório do Serviço de Patologia Clinica (SPC) do Hospital de Santo André (HSA). A medida pretende “dar maior autonomia à instituição”. Desta forma, explica o CHL, deixa de ser necessário “o envio de colheitas para análise externa, até agora assegurada no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra”, nos casos suspeitos tratados no centro hospitalar sedeado na cidade do Lis.

Com análises no CHL, o processo torna-se mais rápido, pois permite obter resultados “num prazo entre cinco a seis horas, e assim agilizar os procedimentos necessários para tratamento dos utentes”, explica a mesma nota.

“A disponibilização desta técnica de análise no CHL implicou a alteração da estrutura do SPC do HSA e a instalação de uma segunda câmara de fluxo laminar, de forma a salvaguardar a segurança dos colaboradores”, acrescenta a informação do centro hospitalar.

No comunicado, CHL apela ainda a “todos os cidadãos que sigam escrupulosamente as recomendações das autoridades de saúde e dos especialistas para que fiquem em casa, de forma a não contribuírem para o agravamento da pandemia”. Os utentes, explica aquela unidade, “só deverão recorrer às urgências do hospital em situação realmente urgente”.

“Caso apresentem sintomas compatíveis com a infeção por coronavírus, os utentes devem primeiro ligar para a linha SNS 24, 808 24 24 24, antes de se dirigirem ao hospital”, reforça o hospital.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados