Assinar Edições Digitais


Covid-19

Covid-19: “Cultura com C de Casa” apresenta propostas artísticas pela internet a partir de Leiria

A programação arranca na quarta-feira, com Paulo Lameiro e Cristiana Lameiro, dos Concertos para Bebés, que vão transmitir um programa para os mais novos, a partir das 11 horas.

Um programa de performances bidiárias intitulado “Cultura com C de Casa” é lançado na quarta-feira a partir de Leiria, procurando quebrar o isolamento social através de transmissões ‘online’ de propostas culturais para públicos de todas as idades. 

Da página de Facebook “Visit Leiria”, de iniciativa do município de Leiria, serão transmitidas atuações de 30 minutos: de manhã vocacionadas para público infantil e à noite para público adulto.

“Perante o isolamento físico e social que estamos todos a viver, sem exceção, é necessário que existam janelas abertas para o mundo, para nos continuar a mostrar o caminho”, diz a organização de “Cultura com C de Casa”, iniciativa de vários agentes culturais de Leiria, concertados com a Leiria Cidade Criativa da Música da UNESCO.

Em comunicado, acrescenta-se que a cultura é “uma dessas janelas, sendo o seu papel fulcral nesta fase difícil da nossa vida”.

“Perante esta realidade, a capacidade de levar a cultura a todos só depende de nós”.

organização de “Cultura com C de Casa”

A iniciativa surge como reação ao cancelamento de eventos culturais previstos, na sequência da pandemia de Covid-19.

A programação arranca na quarta-feira, com Paulo Lameiro e Cristiana Lameiro, dos Concertos para Bebés, que vão transmitir um programa para os mais novos, a partir das 11 horas.

À noite, às 21h30, o músico Nuno Rancho apresenta “8mnichord”, em concerto.

A agenda está definida até sexta-feira e inclui concerto do músico cubano David Ramy, leituras pelo dramaturgo Luís Mourão e pelo ator Frédéric da Cruz Pires, e uma performance pela bailarina Inesa Markava.

“O desafio que temos todos entre mãos é preenchermos toda a agenda nos próximos tempos com aquilo que de melhor sabemos fazer: cultura”, concluem os organizadores, desafiando outros artistas a juntarem-se à programação de “Cultura com C de Casa”.

Os interessados em participar, podem inscrever-se pelo formulário disponível aqui.