Uma idosa residente no Lar de Nossa Senhora da Conceição, em Turquel, em Alcobaça, testou positivo para covid-19 e na instituição há outros utentes com sintomas, informou hoje o município.

A idosa, com 86 anos, está internada no Hospital de Leiria e “o resultado positivo foi confirmado ontem [segunda-feira] à noite”, disso o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, à agência Lusa.

De acordo com o autarca, as autoridades de saúde estão a articular-se para “serem testados todos os funcionários e utentes” do Lar de Nossa Senhora da Conceição e “estão a ser criadas zonas de separação para pessoas que apresentam sintomas”.

Luis Santos, sócio do lar, confirmou à Lusa que “há outros utentes e funcionárias com sintomas”, mas a administração “ainda não obteve das autoridades de saúde a garantia de que todos serão testados”.

A administração afirmou ainda que “há outros utentes internados, com outras patologias”, não mais nenhum caso confirmado de covid-19.

O lar de Nossa Senhora da Conceição, na freguesia de Turquel, acolhe idosos em alojamento permanente ou temporário, e conta ainda com centro de dia e serviços de recuperação.

Tem 36 idosos em permanência e 19 trabalhadores.