Assinar
Covid-19

Covid-19: Sugestões para celebrar o Dia do Pai

Sem beijinhos, nem abraços, como recomendam as autoridades de saúde, mas com boas ideias e ações para comemorar a data que naturalmente está cercada de afeto

Dia do Pai

Eles são a primeira referência de super-herói e talvez tenham sido os primeiros a preocupar-se com o novo coronavírus e a nossa saúde. Neste Dia do Pai, celebrado hoje, 19 de março, podem não haver tantas demonstrações de carinho físico, mas isso não impede que haja comemorações.

Seja a respeitar a devida distância, dentro da própria casa, ou em contacto diário pelo telefone, eis algumas sugestões para não deixar a data passar ao lado.

Demonstre afeto

Pintar em tempos de coronavírus
Pintar corações e fixar nas janelas é uma das sugestões para homenagear os pais de todo o mundo

Tal como a sugestão do REGIÃO DE LEIRIA para ajudar a passar o tempo em casa e alimentar a esperança, a ideia que circula nas redes sociais, para celebrar o Dia do Pai, combina papel, criatividade e vista para o exterior.

Nos dias difíceis impostos pela Covid-19, que tal pintar um coração e homenagear a todos os pais do mundo através da janela ou da varanda de casa? “Num momento em que a Humanidade atravessa uma crise tão complexa, esta só pode ser ultrapassada com a ajuda de um dos laços mais importantes da existência: o amor”, incentiva-nos, através da sua página pessoal, Célia Sousa, coordenadora do CRID – Centro de Recursos para a Inclusão Digital.

Cozinhe para ele

Cozinhar com o que se tem em casa é a palavra de ordem, mas é possível dar um toque especial

Sabemos que as idas aos supermercados têm sido uma verdadeira maratona, mas é preciso organização e planeamento para fazer render as refeições neste período de quarentena. Sem abrir mão dos sabores que falam alto aos portugueses, o chef Martinho Moniz sugere para a data cozinhar “com o que temos em casa”.

“O atum é, de certo, um ingrediente bastante português”, enfatiza o cozinheiro, que é responsável pelo restaurante Vic’s, no Hotel Rocks Macau China. Para atravessar o período da nova pandemia, todavia, o profissional optou por regressar a Portugal e passar por esta fase ao lado dos seus, na freguesia da Barreira, em Leiria.

“Tendo em conta a preservação da entidade nacional, vamos valorizar os produtos nacionais”, diz, propondo a receita que tem como ingrediente principal o peixe em conserva. “É um dos aliados para este momento de união e partilha familiar”, acredita.

Bôla de Atum Saloio com Grão de Bico

Ingredientes
3 latas atum conserva nacional
5 dentes de alho picados
1 cebola picada
1 tomate maduro
80 gr azeitonas galegas sem caroço
50 gr grão de bico de conserva escorrido
100 gr queijo tipo Limiano aos cubos
100 gr pão seco cortado aos cubos
60 ml azeite
100 ml cerveja 
Q.b. salsa
Q.b. tomilho
250g farinha trigo
2c. chá de fermento em pó
200 ml leite morno
q.b. pimenta preta
q.b. noz moscada
5 ovos inteiros
q.b. sal fino

Modo de preparação
1. Coloque o atum a escorrer e lasque-o em pedaços generosos. Marine com o alho, a cebola, o tomate, as azeitonas, o pão seco e as restantes ervas aromáticas
2. Aqueça o azeite e salteie levemente o preparado, para em seguida refrescar com a cerveja e reservar
3. Aqueça o forno a 180º C e unte com um pouco do óleo do atum uma forma de bolo retangular. Polvilhe com farinha ao de leve
4. Com a ajuda de umas varas, ou batedeira elétrica, bata os ovos cerca de dois minutos, adicione o leite, o sal e os restantes temperos mexendo bem. Adicione a farinha e o fermento em pó, com a ajuda de uma peneira. Envolva tudo muito bem
5. Junte o preparado do atum com a massa. Para finalizar adicione o grão de bico
6. Coloque o preparado na forma, com a ajuda de um salazar (espátula) e leve ao forno entre 28 a 35 minutos, até obter a cor alourada
7. Verifique o ponto de cozedura com um palito. Quando este sair seco, está pronta a desenformar.

Planeie um presente

Oferecer um curso de vinho online pode ser um presente para aproveitar a dois

As visitas aos estabelecimentos comerciais estão condicionadas, o que não significa que os presentes sejam esquecidos. As plataformas de venda online têm aproveitado justamente os efeitos da pandemia para estar cada vez mais disponíveis ao consumidor.

O pai aprecia um bom vinho? Neste site é possível comprar um curso de enologia, sem sair de casa, e ainda receber o certificado após aprovação no teste final. Uma forma de aprender mais sobre a bebida de Baco e passar o tempo de isolamento, com um presente que pode ser apenas oferecido ou partilhado, visto que há a possibilidade de adquirir a experiência para uma ou duas pessoas. Um brinde!

Crie brinquedos

Brinquedos reciclados
Reutilizar materiais e usar a imaginação em nome da diversão

Construir brinquedos ou jogos em família a partir de materiais disponíveis em casa. A iniciativa, incentivada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e batizada de “O Pai é Eco Fixe”, tem como objetivo reciclar e ajudar o meio ambiente, mas a diversão não fica atrás.

Neste modelo de inspiração, a caixa de sapatos vira matraquilhos com ajuda das molas de roupa. O limite para a brincadeira é a imaginação.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados