Assinar
Nazaré

Marinha portuguesa desativa engenho explosivo na Nazaré

Explosivo com fósforo branco foi detetado no final da tarde de 6 de março e foi deflagrado pela Marinha na noite de ontem.

mergulhador sapador junto a engenho explosivo

Os mergulhadores da Marinha desativaram um engenho explosivo ao início da noite de sexta-feira, 6 de março, na Nazaré, e que é “encontrado com alguma frequência” na costa portuguesa, devido à confluência de várias rotas marítimas e aéreas, foi anunciado.

De acordo com um comunicado divulgado na sexta-feira à noite pela Marinha portuguesa, os mergulhadores chegaram ao local pelas 19h30 e “iniciaram de imediato os trabalhos de preparação para deflagração” do engenho, que foi identificado como um “Marine Marker”.

O aparelho, utilizado em “ambiente marinho para sinalização de posições”, foi detonado às 21 horas.

A nota da Marinha esclarece também que “este tipo de engenho é encontrado com alguma frequência” na costa portuguesa, devido à “confluência de diversas rotas marítimas e aéreas”.

O explosivo “Marine Marker” é utilizado para sinalização de posições

Por essa razão, o “Marine Marker” requer “precauções no seu manuseamento”, uma vez que “na sua composição contém fósforo branco” que deflagra na presença de oxigénio e pode causar “queimaduras graves” se entrar em contacto com a pele.

“Ainda que aparente um estado estável e seguro, este tipo de engenhos poderá encontrar-se acionado e totalmente funcional, contendo ainda parte da sua carga”, prossegue a Marinha.

O comunicado sublinha também que as autoridades devem ser informadas quando for encontrado algum engenho deste tipo e “não devem ser manuseados e/ou removidos”.

Vídeo da explosão do engenho encontrado na Nazaré, divulgado pela Marinha

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.