Assinar
Covid-19

Covid-19: Praça da fruta das Caldas da Rainha muda-se para a Expoeste

Encontrava-se suspensa desde o dia 16 de março e irá funcionar, a partir desta sexta-feira, dia 17, no novo espaço

A praça da fruta das Caldas da Rainha, ex-líbris turístico que tradicionalmente se realiza a céu aberto, vai passar a realizar-se num pavilhão de exposições para cumprir as regras sanitárias e de distanciamento durante a pandemia.

A praça, que se encontrava suspensa desde o dia 16 de março, irá funcionar, a partir desta sexta-feira, dia 17, na Expoeste – Pavilhão de Feiras e Exposições “com rigorosas regras sanitárias e de proteção para que esteja garantida a segurança de quem compra e de quem vende”, revelou a câmara das Caldas da Rainha.

Sendo a praça única do país que ainda se realiza a céu aberto, e um emblema turístico da cidade, a mudança é uma medida “temporária” lançada pela autarquia “para continuar a manter o mercado vivo, apoiando produtores e vendedores locais a escoar os seus produtos, bem como garantir o acesso dos caldenses às frutas, legumes e outros alimentos que ali são comercializados”.

A mudança para o novo espaço contou com a adesão dos cerca de 100 vencedores que habitualmente ocupam o tabuleiro da praça, mas, segundo a câmara, “nem todos estarão presentes diariamente”, estimando-se uma média “de 40 a 70 bancas” a funcionar diariamente.

No pavilhão vão ser montadas as mesmas bancas usadas no mercado a céu aberto, mas colocadas de forma a respeitar uma distância de dois metros entre cada vendedor.

“Os corredores, com seis metros de largura, asseguram uma circulação desafogada e segura”, informou a autarquia, sublinhando também que os produtos expostos “estarão protegidos por uma película”.

 A autarquia investiu 30 mil euros na preparação do pavilhão e vai distribuir por todos os vendedores “um kit de proteção” composto por máscara, luvas e gel e determinou que “os clientes também deverão utilizar máscara”.

Para evitar que as pessoas coloquem os sacos no chão estarão disponíveis carrinhos de compras no pavilhão que funcionará todos os dias da semana, entre as 08h00 e as 15h30.

A praça da fruta realiza-se tradicionalmente no local primitivo onde iniciou a sua atividade durante o século XV.

Todos os dias da semana as bancas coloridas são montadas e ocupada por produtores locais e regionais que ali comercializam frutas e hortícolas frescos.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados