A Feira Semanal de Pombal vai retomar a sua atividade na segunda-feira, no seguimento das medidas de desconfinamento que o Município tem aplicado face à evolução epidemiológica da covid-19.

Numa nota de imprensa, o Município de Pombal, no distrito de Leiria, informa que a reabertura da feira tem asseguradas as orientações da Direção-Geral da Saúde de higiene e distanciamento social, uso de máscara, higienização das mãos e etiqueta respiratória.

Além da elaboração de um plano de contingência, o Município de Pombal distribuirá máscaras e viseiras aos comerciantes e feirantes, “de forma a garantir e transmitir confiança aos pombalenses para que possam voltar a utilizar este serviço público”, refere a mesma nota.

A decisão do Município de Pombal surge no seguimento das medidas graduais de desconfinamento que têm vindo a ser tomadas a nível local e nacional e de uma evolução epidemiológica positiva a nível concelhio.

Segundo a autarquia, não existem casos novos desde 27 de abril e há uma diminuição do número de casos ativos, com o aumento gradual do número de recuperados.

Ao longo da pandemia, o Município de Pombal recorda que manteve sempre o abastecimento alimentar público, com o funcionamento do Mercado Municipal.

No dia 18, foi também retomado o funcionamento do Mercado dos Agricultores, numa perspetiva de recuperação da atividade económica por parte dos feirantes e comerciantes.

Portugal contabiliza 1.277 mortos associados à covid-19 em 29.912 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais 14 mortos (+1,1%) e mais 252 casos de infeção (+0,8%).

Das pessoas infetadas, 608 estão hospitalizadas, das quais 92 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados mantém-se nos 6.452.