Assinar
Covid-19

Covid-19: Nazaré reclama mais vigilância nas praias e colaboração dos fuzileiros na época balnear

Autarca aposta no bom senso, recusando “qualquer sistema de senhas ou semáforos para controlar as entradas nas praias”.

Turismo na Nazaré

A Câmara da Nazaré pediu hoje o reforço dos postos de vigia nas praias do concelho e defendeu a colaboração da autoridade marítima e dos fuzileiros para garantir o cumprimento das normas de contenção da pandemia.

A câmara, que prevê iniciar a época balnear entre os dias 10 e 14 de junho, alertou esta quarta-feira o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, para “a necessidade de criar mais postos de vigia nas praias do concelho”, sobretudo as não concessionadas, como a Praia do Norte e a dos Salgados, “com enormes línguas de areia onde é preciso acautelar a segurança dos banhistas”.

O alerta foi dado numa reunião, por videoconferência, com o ministro e várias entidades ligadas ao ordenamento das zonas balneares, na qual o presidente da câmara, Walter Chicharro, lembrou que a Nazaré “tem diferentes tipologias de praias”, em relação às quais o município assegura a vigilância.

No entanto, “perante as normas que vão ser lançadas, por mais que se envolvam os nadadores-salvadores e as autarquias, haverá a necessidade de ter um controlo discreto de ‘uma farda’, seja dos fuzileiros ou da autoridade marítima”, afirmou, em declarações à Lusa.

A autarquia aguarda a definição, por parte do Governo, das normas de utilização das praias durante a próxima época balnear, mas o autarca assegurou hoje estar “disponível para suportar os custos com mais postos de vigia e mais nadadores-salvadores”, instando o Governo a “garantir a formação para que haja efetivos em número suficiente”.

Por parte da autarquia, que investe anualmente “entre 100 a 110 mil euros por ano” na vigilância das praias, vão este verão ser alocados “todos os meios que costumam ser disponibilizados na época de ondas grandes”, ou seja, uma carinha cedida por uma marca de viaturas, várias moto 4, buggies, a equipa de intervenção dos bombeiros e meios da autoridade marítima e do Instituto de Socorros a Náufragos.

Nas praias estarão ainda “os nadadores-salvadores das piscinas municipais, que já gozaram férias para poderem estar disponíveis nessa época”, disse.

Nilton anuncia espetáculo em formato “drive-in” em Ansião

Na praia da vila não vão ser montados os “recintos desportivos, o parque infantil e os lava-pés, por serem zonas que promovem a concentração de pessoas”, e nas entradas será colocado “um ‘outdoor’ com sensibilização para que as pessoas cumpram as distâncias de segurança”, explicou.

“Vamos apostar no bom senso”, afirmou o autarca, recusando “qualquer sistema de senhas ou semáforos para controlar as entradas nas praias”, tanto mais que “a praia da vila tem o selo de praia acessível e diversas acessibilidades”.

Walter Chicharro disse ainda estar “em contacto com clínicas da região para prestarem alguns serviços na praia”, admitindo mesmo que “possam ser realizados testes à covid-19”.

No entender do autarca, “haverá condições para que as praias sejam fluidas de pessoas, em condições de segurança em termos de pandemia, mas também em termos de segurança balnear” na vila onde, desde que foi implementada a vigilância das praias durante 12 meses por ano, em 2017, “não se registam mortes nas praias” da Nazaré.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados