Assinar
Região à Mesa

Pastelaria Costa: O património leiriense sob nova gerência

Fechada durante o período mais crítico da pandemia, a Pastelaria Costa reabriu no início do mês com o mesmo conceito, mas espaço completamente remodelado e promessa de novidades.

Doces da Pastelaria Costa, em Leiria

A fachada continua igual, mas muito mudou nesta tradicional pastelaria de Leiria, desde que foi declarado o estado de emergência pela Covid-19. Para começar, desde o passado dia 4 de julho que já não é mais o conhecido casal Alice e Joaquim Costa que dá vida à Pastelaria Costa, com 32 anos de existência completados na mesma data. “As pessoas que estão cá são as mesmas, a gerência é que não”, comunica, com simpatia, Catarina Costa a qualquer cliente que apareça à porta, a estranhar.

A parte de pâtisserie francesa continua como referência na casa

O apelido pode enganar, mas a mudança também não seguiu pela linhagem familiar. Pelo menos não a que se espera: foi através do cunhado que a nova gerente soube do trespasse da loja. Cunhado este, que calhou de ser o chef pasteleiro responsável, há 15 anos, pelas confeções de inspiração francesa do negócio leiriense. “A parte de fabrico manteve-se igual”, acrescenta Catarina, explicando que Carlos Pires continua a ser o nome de destaque da cozinha, ao lado da ajudante Margarida Santos.

O ambiente do antigo salão de chás foi o primeiro a acompanhar a fase de renovações. “O nosso objetivo foi puxar a claridade para o interior do espaço”, explica a sócia-proprietária, numa sala mais moderna e iluminada.
Sobre os produtos à venda, as ideias são muitas, mas para já a certeza impõe-se sobre os clássicos que fizeram a fama do espaço. Assim sendo, continuam à vista para os gulosos as especialidades de pâtisserie francesa, representada por éclairs, mil folhas, paris-brest e croissants. Os primeiros toques de Catarina ficam igualmente à mostra: mais opções de sabores com morangos, mirtilos e framboesas, já que, ao lado do marido, a nova sócia é dona também de uma empresa agrícola de frutos vermelhos.

Catarina Costa (esq.) é quem agora comanda o espaço com a ajuda de Margarida Santos e Carlos Pires

Os planos para o futuro trazem o antigo sonho de apostar em pães de fermentação natural, com pelo menos 24 horas de descanso, e também uma linha de bolos com referências vegan e pouco açúcar. “É uma coisa que ainda há pouco em Leiria”, considera, impulsionada ainda pela formação em culinária macrobiótica.

Pastelaria Costa

244 826 348
R. Francisco Pereira da Silva, nº 9, Leiria
Funcionamento Das 8h às 20h. Encerra às segundas e aos
domingos à tarde
Preço médio 2 euros

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados