Assinar
Cultura

Instituto Jovens Músicos leva música popular à porta de 44 lares de Leiria

No próximo fim de semana e segunda-feira, de 24 a 26 de outubro, um comboio cheio de músicos completa a digressão que está a levar música aos idosos do concelho em tempo de pandemia.

O plano era atuar cinco dias seguidos para 44 lares do concelho. Mas o tempo a ameaçar chuva e uma avaria no Comboio d’Artistas interrompeu o projeto que junta Instituto Jovem Músicos (IJM), Teatro José Lúcio da Silva e vereação da Ação Social do município de Leiria. Mas o comboio de músicos regressa à estrada este fim de semana, de 24 a 26 de outubro, para animar os mais velhos em tempo de pandemia.

“Vão ser três dias inteiros de música, de manhã à noite, de sábado a segunda-feira”, conta Jorge Barbosa.

O responsável do IJM é um dos cinco músicos que tem participado nas atuações e fala da experiência:

“A reação é espetacular. Só quem passa lá é que percebe a alegria das pessoas por terem um quarto de hora de música. É só um quarto de hora, porque são muitos lares, mas aquele quarto de hora equivale a 15 dias de vida para eles, como nos disseram algumas funcionárias”. 

À janela ou no exterior dos lares, os utentes animam-se e alguns até arriscam uns passinhos de dança, ao som das modas populares que saem do acordeão, guitarra portuguesa e companhia.

“Cria-se um ambiente entre todos nos lares que é espetacular. Houve já momentos mesmo intensos”, conta Jorge Barbosa. 

Depois do comboio do IJM ter passado por cerca de 15 lares do Arrabal, Santa Catarina da Serra, Memória, Colmeias, Boa Vista, Leiria, Barreira e Pousos, agora o destino são os restantes, até perfazer as 44 instituições de apoio a seniores do concelho. 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados