Assinar
Castanheira de Pera

Morreu Kalidás Barreto o sindicalista e opositor ao Estado Novo que adotou Castanheira de Pera

Confundador da CGTP, na sequência da Revolução do 25 de Abril de 1974, foi eleito deputado à Assembleia Constituinte, nas listas do PS.

Sindicalista, deputado à Constituinte e autor de várias obras, Kalidás Barreto faleceu hoje, em sua casa, em Castanheira de Pera, confirmaram familiares ao REGIÃO DE LEIRIA.

Natural de Montemor-o-Novo, onde nasceu a 16 de outubro de 1932, Kalidás Barreto faleceu após doença prolongada na vila de Castanheira de Pera para onde foi morar ainda jovem.

Luís Maria Kalidás da Costa Barreto, antifascista de 88 anos, morreu ao início da tarde na sua residência.

Filho do intelectual republicano de origem goesa Adeodato Barreto, Kalidás nasceu em Montemor-o-Novo, em 16 de outubro de 1932, distrito de Évora, mas muito jovem radicou-se com a família na Castanheira de Pera, onde trabalhou como contabilista em diversas fábricas têxteis.

Participou em iniciativas de oposição à ditadura de António Salazar e Marcelo Caetano, designadamente como membro da comissão de apoio à candidatura do general Humberto Delgado à Presidência da República, em 1958, e como organizador da Oposição Democrática na Castanheira de Pera, nas eleições de 1969.

Em 1975, na sequência da Revolução do 25 de Abril de 1974, foi eleito deputado à Assembleia Constituinte, nas listas do PS.

Desvinculou-se deste partido e participou, em 1978, na fundação da União da Esquerda para a Democracia Socialista (UEDS), vindo mais tarde a reaproximar-se do PS.

Em 2004, no âmbito das comemorações do 30º aniversário do 25 de Abril, foi agraciado pelo Presidente da República Jorge Sampaio com o grau de grande-oficial da Ordem da Liberdade.

Após ter participado ativamente na criação da Intersindical Nacional, mais tarde Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP), em 1970, Kalidás liderou o Sindicato dos Têxteis do Centro, foi dirigente nacional da CGTP e conselheiro técnico de missões portuguesas à Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Colaborou na imprensa regional, sobretudo em jornais da Castanheira de Pera e dos concelhos vizinhos de Figueiró dos Vinhos e Lousã, foi provedor do associado do Instituto Nacional para o Aproveitamento dos Tempos Livres (INATEL) e tem vários livros publicados.

Promotor cultural na Castanheira de Pera, defensor do intermunicipalismo, foi homenageado em 2019 no sítio comunitário do Santo António da Neve, no âmbito do Encontro dos Povos da Serra da Lousã, do qual foi um dos fundadores, em 1997, por proposta do jornal Trevim, da Lousã, no qual colaborou longos anos.

Com Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados