Assinar
Alcobaça

Covid-19: Alcobaça à beira de entrar na lista de concelhos com restrições acrescidas

“A manter-se esta média de contágio, inevitavelmente constaremos na próxima lista”, alerta autarca

A tenda “drive thru” de rastreio à Covid-19 entra em funcionamento na Nova Alcobaça, em frente à Decathlon, esta segunda-feira, dia 9, numa altura em que o concelho de Alcobaça regista um número diário de casos que poderá obrigar a um confinamento parcial.

“Como se pode constatar pelo número de casos ativos, bem como dos curados, a média dos últimos dias no concelho anda na casa da dezena de novos casos por dia”, explica o presidente da autarquia, Paulo Inácio.

“A manter-se esta média de contágio, e se não nos unirmos neste combate, inevitavelmente constaremos na próxima lista de concelhos submetidos a restrições que agora abrange 121 municípios”, considera.

Na sua perspetiva, “nunca é demais referir que nesta fase da pandemia, os focos de contágio são de índole social e familiar e estão generalizados um pouco por todas as freguesias do concelho”.

“Estamos a viver um aumento significativo destes casos. Porém, ainda acredito que poderemos inverter esta tendência, que é também visível em todo o Oeste”, adianta o presidente do município.

O município aprovou, entretanto, um conjunto de apoios e medidas sociais, que engloba a redução do IMI para o mínimo legal (0,3%) e IMI familiar, a ser aplicada em 2021; prolongamento da isenção de pagamento de rendas em espaços municipais até ao final do corrente ano; acréscimo da devolução do IRS aos munícipes para 1,5% e o reforço da implementação de 18 medidas de apoio à família.

Segundo Paulo Inácio, a autarquia vai ainda “implementar um acréscimo de verbas para o associativismo e para as IPSS, em virtude das suas despesas suplementares decorrentes da pandemia”.

O autarca determinou, por outro lado, “a constituição de uma equipa transversal, composta por agentes da proteção civil municipal e por técnicos dos serviços de ação social camarários, disponível em permanência, destinada a dar apoio em exclusivo às autoridades, em situações de socorro ou emergência junto de centenas de pessoas e famílias do concelho que se encontram confinadas”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados