Assinar
Covid-19

Covid-19: Concelho de Leiria soma mais duas mortes e a região mais 96 infeções

Ansião, Caldas da Rainha e Peniche concentram dois terços dos novos casos. Total de óbitos sobe para 73 e os casos ativos para 1.213.

Leiria registou nas últimas 24 horas mais duas mortes de doentes com Covid-19. Desde o início da pandemia, morreram 13 pessoas no concelho devido a complicações associadas à doença, segundo dados avançados pela Comissão Distrital de Proteção Civil.

Na região (distrito de Leiria e concelho de Ourém), há 73 óbitos a lamentar. A taxa de letalidade ronda 1,95%.

Desde ontem, foram ainda contabilizados 96 casos de infeção na região: 30 em Ansião, 19 em Caldas da Rainha, 16 em Peniche, 13 em Leiria, sete em Pombal, quatro em Alcobaça, três na Marinha Grande, dois em Óbidos, um na Nazaré e um em Porto de Mós.

Embora ainda não constem do balanço diário da Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria, os dados de Ansião – um dos três concelhos da região que entrou esta segunda-feira em confinamento parcial – foram atualizados esta manhã junto da delegada de saúde do concelho.

Ao REGIÃO DE LEIRIA, Natércia Veloso confirma o registo de mais 30 casos de infeção desde o final do mês de outubro – a somar aos 22 contabilizados até ontem -, tendo 13 destes doentes já recuperado. No total foram sinalizadas 35 recuperações no concelho, havendo à data de hoje 17 casos ativos.

O total de casos confirmados na região salda-se assim, esta segunda-feira, em 3.773.

Recuperaram entretanto 50 doentes, 21 dos quais em Ansião, 17 em Caldas da Rainha, oito em Leiria, três na Marinha Grande e um em Peniche. Foram até ao momento sinalizadas 2.487 recuperações, que correspondem a cerca de 66% do total de infeções.

Os casos ativos cifram-se hoje em 1.213 (mais 44 do que ontem).

Fonte: Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria, CimOeste, Cim Médio Tejo e municípios

Confrontada com recentes notícias que dão conta da falta de um delegado de saúde em Ansião, Natércia Veloso, que assume essas funções, diz não compreender a origem da informação. Segundo explica ao REGIÃO DE LEIRIA, a Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte conta, “como sempre contou”, com sete médicos de Saúde Pública para 14 concelhos.

A especialista adianta ainda que em situações de falta de algum médico, por motivo de férias ou outro, o serviço é assegurado por outros elementos da equipa. “Nunca temos concelhos a descoberto”, acrescenta.

Portugal regista mais 91 mortes e há 3.996 novos casos

Portugal atingiu um novo máximo nas últimas 24 horas ao registar mais 91 mortes devido a complicações associadas à Covid-19.

De acordo com o boletim epidemiológico diário, o total de óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia é agora de 3.472.

Segundo o balanço diário da situação epidemiológica da Direção-Geral da Saúde (DGS) foram contabilizados mais 3.996 casos de infeção desde ontem.

A zona Centro registou mais 462 casos positivos de Covid-19 e mais 11 vítimas mortais, a região Norte, mais 44 vítimas mortais e mais 2.063 infeções e a zona de Lisboa e Vale do Tejo mais 33 óbitos e mais 1.350 casos positivos. Houve ainda registo de mais três óbitos no Alentejo e mais 39 infeções, mais 56 casos de infeção no Algarve, mais 16 na Madeira e mais 13 nos Açores.

Recuperaram entretanto 3.560 pessoas, cifrando-se o total de recuperações em 142.155. Já os casos ativos sobem para 80.045 (mais 345 do que ontem).

Encontram-se ainda 3.040 doentes hospitalizados (mais 11 do que ontem), dos quais 426 em unidades de Cuidados Intensivos (mais 11) .

A DGS esclarece que os valores de hoje resultam de uma mudança no sistema de análise de dados. Enquanto nos casos confirmados, recuperados e ativos, o balanço indica a diferença calculada em relação aos dados do dia anterior, os dados cumulativos foram atualizados historicamente. Isto é os dados totais divulgados hoje incluem mais 4.375 casos confirmados, mais 13.529 recuperações e mais 9 154 casos ativos.

(Notícia atualizada às 11h40 com os dados relativos ao concelho de Ansião e às 16 horas com os dados nacionais)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados