Morreram dez dos 23 doentes internados no Serviço de Medicina II que testaram positivo na sequência do surto de Covid-19 detetado no final de outubro. Recuperaram entretanto três utentes, que já tiveram alta.

Em resposta ao REGIÃO DE LEIRIA, a administração do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) adianta ainda que dos 23 profissionais que também contraíram o coronavírus, 19 já recuperaram.

Para além dos colaboradores infetados, não há profissionais em isolamento profilático, acrescenta.

Relativamente ao surto no Serviço de Medicina II, os dados atuais são: 23 utentes, dos quais 10 óbitos e 3 altas; 23 profissionais, dos quais 19 recuperados, e sem profissionais em isolamento profilático.

Foram entretanto diagnosticados quatro doentes com Covid-19 no internamento de Pneumologia, tendo todos os utentes sido já testados.

Neste momento, está a decorrer a avaliação de risco de todos os profissionais afetos a este serviço.

Segundo o CHL,  “a situação está controlada”, tendo sido “tomadas todas as medidas adequadas para salvaguardar os doentes e os profissionais”.

Em 1 de novembro, o CHL – que estava há dois dias quase a atingir o limite da capacidade de internamento de doentes com Covid-19, anunciou a suspensão, com algumas exceções, da entrada de acompanhantes, visitas e cuidadores até dia 14, justificando a decisão com o contexto da pandemia de covid-19. A medida irá contudo prolongar-se até 14 de dezembro, “devido ao atual contexto de crescimento epidemiológico”.