Assinar
Ansião

Covid-19: Lar em Alvorge tem surto com 12 casos positivos entre utentes e colaboradores

Propagação do novo coronavírus teria começado através de uma colaboradora, tendo se disseminado no piso onde funciona o lar residencial de deficientes da Santa Casa da Misericórdia de Alvorge

Há 12 pessoas infetadas com Covid-19 no lar residencial para deficientes da Santa Casa da Misericórdia de Alvorge, no concelho de Ansião, confirmou ao REGIÃO DE LEIRIA a provedora da instituição nesta segunda-feira, 21.

De acordo com Maria Luísa Ferreira, o surto teve início numa das agentes familiares do piso térreo da instituição, que teve o seu diagnóstico positivo na passada sexta-feira, 18, enquanto gozava de quatro dias de férias.

“Imediatamente, quando soubemos, reunimos toda a equipa de médicos e enfermeiros e tratamos de separar os utentes e tomar as principais decisões. Aplicados os testes rápidos, verificámos que estavam dez utentes doentes”, informou a provedora, acrescentando que os outros 20 utentes do lar testaram negativo ao novo coronavírus.

Com um quadro total de 90 funcionários, a Santa Casa da Misericórdia do Alvorge aguarda agora a equipa do exército, que ficou encarregada de fazer a desinfeção dos dois andares da instituição – no primeiro piso funciona a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), mas nesta não há confirmação, até ao momento, de qualquer caso entre os 68 utentes.

A provedora da instituição informou ainda que toda a equipa de funcionários e de utentes está em vias de ser novamente testada, desta vez por meio do teste molecular à Covid-19.

“É o primeiro (surto na instituição). Nunca tivemos nada”, atestou Maria Luísa Ferreira, frisando que todos os cuidados relativos à propagação do vírus têm sido tomados pela Santa Casa da Misericórdia. “Mas é muito difícil ter cuidados porque são muitos funcionários que trabalham cá, mas que vão para casa e voltam”, ponderou.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados