Assinar
Covid-19

Covid-19: Região de Leiria contabiliza mais sete óbitos e 288 casos positivos

Dos 288 novos casos, 127 decorrem da atualização dos dados da última semana nos concelhos do norte do distrito, a maioria dos quais em Figueiró dos Vinhos

Há mais sete mortes a lamentar na região de Leiria, o que eleva para 226 o total de óbitos registados no distrito de Leiria e concelho de Ourém desde o início da pandemia.

Três dos óbitos foram sinalizados no concelho de Figueiró dos Vinhos, dois em Leiria, um em Alcobaça e um na Batalha.

O balanço divulgado hoje, quarta-feira, pela Comissão Distrital de Proteção Civil inclui a atualização dos dados referentes aos cinco concelhos do norte do distrito que integram o Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Interior Norte (ACES PIN), onde foram sinalizados nos últimos sete dias 127 novos casos de infeção.

Setenta reportam-se ao concelho de Figueiró dos Vinhos, sendo que alguns poderão estar relacionados com dois surtos de Covid-19 detetados no início do mês na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) e num dos lares da Santa Casa da Misericórdia.

De acordo com informação apurada junto de Graciete Junqueira, delegada de saúde do concelho, um primeiro surto foi detetado na UCCI a 3 de dezembro, tendo testado positivo 20 dos 23 utentes da instituição e 13 dos 38 funcionários. Foram registados três óbitos entre utentes. Os restantes 17 já recuperaram bem como 12 funcionários.

O segundo surto, registado no lar I a 7 de dezembro, resultou em 52 casos positivos, entre os quais 34 idosos (de um total de 46) e 18 funcionários (de um total de 36). Até ontem, tinham falecido três utentes, havendo ainda registo de nove funcionários recuperados.

Nestas duas valências há registo de dois profissionais comuns infetados. Quanto ao lar II, foi diagnosticado a 3 de dezembro um caso positivo entre oito funcionários, que entretanto recuperou.

Além destes 70 casos, Ansião reportou 43 infeções nos últimos sete dias, Pedrógão Grande oito e Alvaiázere seis. Apenas Castanheira de Pera não sinalizou qualquer caso.

Com mais 161, são 288

Nos restantes 12 concelhos da região, foram contabilizados 161 novos casos nas últimas 24 horas, 56 dos quais em Leiria. Seguem-se por ordem decrescente os concelhos de Peniche com 29 infeções, Marinha Grande (14), Pombal (13), Bombarral, Caldas da Rainha e Ourém (nove cada), Alcobaça (sete), Nazaré (seis), Porto de Mós (cinco), Óbidos (três) e Batalha (um).

Recuperaram entretanto 172 pessoas que tinham testado positivo para o novo coronavírus, nomeadamente em Leiria (34), Caldas da Rainha (25), Porto de Mós (20), Alcobaça e Ansião (18 cada) e Pombal (17). Marinha Grande somou por sua vez 12 recuperações, Castanheira de Pera 11, Alvaiázere cinco, Bombarral e Peniche três cada, Figueiró dos Vinhos, Nazaré e Pedrógão Grande duas cada.

Desde março a região acumulou 9.533 casos de infeção e 7.555 recuperações. Quanto aos casos ativos, voltaram a subir cifrando-se hoje em 1.752 (mais 109 do que ontem).

Fonte: Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria, Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo e municípios. Os dados relativos aos cinco concelhos do ACES Pinhal Interior Norte reportam-se aos últimos sete dias

Mais 79 mortes em Portugal e 6.049 novos casos

O número de mortes em Portugal subiu desde ontem ara 6.830 depois de registados mais 79 óbitos de pessoas infetadas com Covid-19.

O balanço diário da Direção-Geral da Saúde contabiliza mais 6.049 casos positivos e 3.222 recuperações nas últimas 24 horas.

Mantêm-se internadas 2.896 pessoas (menos 34 do que ontem), das quais 487 em cuidados intensivos (mais uma).

Com um total de 406.051 casos confirmados até ao momento, 331.016 recuperações e 6.830 mortes, os casos ativos sobem esta quarta-feira para 68.205 (mais 2.748 do que ontem).

(Notícia atualizada às 14 horas com dados nacionais)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados